Senado promove debate sobre transformação digital
A transformação digital do Senado foi tema de recente debate on-line que envolveu vários setores da Casa. Entre eles, a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (Conorf), que teve como debatedor Orlando de Sá Cavalcante Neto, aluno regular do curso de Orçamento Público (OP 21).
A moderação do evento, que pode ser visto neste link, ficou a cargo do engenheiro e assessor técnico do Núcleo de Inovação (Nainova), Daniel Teixeira.
Participaram também do debate virtual Waldir Miranda, diretor da Secretaria de Apoio a Órgãos do Parlamento (Saop) e Roberta Assis, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Legislativo (Naleg).
Cada um apresentou sua visão sobre os obstáculos a serem enfrentados e avanços digitais projetados para os próximos anos. O debate, que aconteceu no final de julho, foi realizado em parceria com a plataforma Bússola Tech.
O Consultor de Orçamento Cavalcante Neto lembrou que uma das missões do Senado é dar novas abordagens a situações cotidianas. Ele citou o sucesso de iniciativas como o e-Cidadania e o Orçamento Fácil, exemplos de tecnologias utilizadas de forma simples.
“O Orçamento Fácil é um bom exemplo. Editávamos uma cartilha todo ano para mostrar à população o que é o orçamento geral, mas chegou a um ponto em que não renovamos o projeto porque não havia mais sentido. Tentamos pensar quem era o usuário e para quem essa informação seria dirigida. Então pensamos nos jovens do ensino médio e fizemos um vídeo, em desenho animado, para tratar o assunto de maneira mais cotidiana. Foi uma forma diferente de se comunicar, e acabamos atingindo todas as faixas de idade”, declarou Cavalcante Neto.
Fonte: Intranet
Crédito imagens: Bússola Tech