Programa Educação Federal estreia na Rádio Senado

Estreou na segunda-feira (02), às 21h, na Rádio Senado, o Programa Educação Federal.
06/08/2021 18:00
Programa Educação Federal estreia na Rádio Senado

Programa Educação Federal 02

Estreou na segunda-feira (02), às 21h, na Rádio Senado, o Programa Educação Federal. Produzido e apresentado pelo jornalista e professor Floriano Filho, o noticioso de 10 minutos abordou, em sua primeira edição, os efeitos da pandemia sobre a Educação no Brasil.

Na abertura, Floriano Filho ressaltou que  2021 será o segundo ano consecutivo sem aulas e atividades presenciais na maioria das instituições de ensino no Brasil. Apesar do avanço na vacinação, uma grande parte das universidades, institutos federais e faculdades privadas brasileiras decidiram continuar com aulas remotas.

Em julho, o Senado realizou debates temáticos sobre um projeto de lei que classifica a educação presencial como atividade essencial. Para o senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, os colégios não podem continuar fechados.

Segundo relatório recente da UNESCO, mais de 100 milhões de crianças não serão capazes de ler ou escrever corretamente por conta da interrupção das aulas.

O “Educação Federal” entrevistou o senador Confúcio Moura (foto ao lado), do PMDB de Rondônia, que também participou dos debates no Senado. Ele defendeu medidas especiais para recuperar os enormes prejuízos à educação causados pela pandemia.

Por meio do novo programa, a Rádio Senado abre espaço para a educação e avanços e inovações na ciência e tecnologia.

Floriano Filho explicou que “além da programação educativa ser exigida por lei, a abordagem do ‘Educação Federal’ é inovadora por tratar da área a partir de políticas públicas pouco conhecidas pela maioria da sociedade brasileira”.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, e também está disponível na página da Rádio Senado (https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal).