Escola de Tempo Integral

A Escola de Tempo Integral foi o tema do programa Educação Federal de segunda-feira (20), exibido às 21h na Rádio Senado.
24/09/2021 16h19

A Escola de Tempo Integral foi o tema do programa Educação Federal de segunda-feira (20), exibido às 21h na Rádio Senado. A produção e apresentação é do jornalista e professor Floriano Filho.

“Existem muitas experiências exitosas entre as escolas de tempo integral que poderiam ser replicadas em outras partes do país. Isso ampliaria a experiência educacional das crianças, além de evitar vários problemas sócias com os quais nos deparamos atualmente”, afirmou Floriano Filho.

Diversos estados brasileiros possuem programas de educação em tempo integral com características específicas. Ainda que o modelo não seja consensual, o país tem pelo menos 3 milhões e 400 mil alunos  matriculados em cerca de 61 mil escolas de tempo integral, de acordo com o Ministério da Educação.

Especialistas alertam que não basta aumentar o tempo do aluno dentro da escola. É preciso também melhorar a qualidade do ensino e oferecer conteúdos mais atraentes e úteis.

Tentando fortalecer essa agenda, o governo federal criou o programa Mais Educação, que chegou a quase 60 mil escolas em 2015. No ano seguinte foi lançado o Novo Mais Educação, com foco no ensino fundamental de português e matemática. A prioridade eram os alunos com dificuldade de aprendizagem e as escolas com baixos indicadores educacionais. Mas até hoje o Brasil ainda não conseguiu expandir um programa de escola de tempo integral para todo o país.

Consultopr EdmarO "Educação Federal” conversou sobre esses assuntos com o consultor legislativo do senado, José Edmar de Queiroz, especialista em educação.

“O Brasil tem elaboração teórica sobre educação em tempo integral, mas não tem conseguido massificar esse modelo como seria desejável”, afirmou Queiroz.

Ciência e Tecnologia

Por meio deste programa, a Rádio Senado abre espaço para a educação e os avanços na ciência e tecnologia. Outros temas a serem apresentados  em notícias e análises são o setor de ensino e a inovação científica.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, e também está disponível na página da Rádio Senado (https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal).

Fotos: Crianças, Pillar Pedreira – Agência Senado; consultor Edmar, divulgação TV Senado.