Coordenação e professores avaliam o curso de Orçamento Público em 2021

A Coordenação da Especialização em Orçamento Público reuniu virtualmente na sexta-feira (15), à tarde, toda a equipe para uma avaliação do curso em 2021.
19/10/2021 11h24

A Coordenação da Especialização em Orçamento Público reuniu virtualmente na sexta-feira (15), à tarde, toda a equipe para uma avaliação do curso em 2021. Na oportunidade, também foram debatidas as bases para a continuidade no próximo ano.

“Agradeço muitíssimo a participação de todos os colaboradores na reformulação desse curso tão importante para os servidores públicos brasileiros”, disse o coordenador de Educação Superior (COESUP), Floriano Filho.

Reuniao pedag final OP 21 NOT 18.10.21O OP 21 começou em abril último e seguirá até dezembro do ano que vem, perfazendo 360 h/a, e mais as horas para finalização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Atualmente, são 40 alunos regulares que terminaram oito disciplinas. Outros 33 alunos não-regulares cursaram disciplinas avulsas.

Devido às contingências da pandemia COVID-19, o OP 21 está sendo realizado integralmente no formato online de videoaulas (não se trata do EaD tradicional, e sim da transmissão ao vivo da aula). Foi e está sendo uma experiência pioneira, com ares de desafio, não apenas para os alunos mas também para coordenadores, professores e os servidores do ILB que atuam no projeto.

“Estamos aprendendo também aos poucos, com nossos erros e acertos, mas acredito que chegamos a um nível muito bom, com excelentes professores e alunos que já se adaptaram ao novo formato”, afirmou o coordenador-geral do curso, Ricardo Suganuma.

“É um dos cursos mais bem organizados e coordenados entre os que já atuei aqui no ILB, no qual toda a equipe de suporte, os colegas professores e os coordenadores estão fazendo o melhor para um ensino de qualidade”, destacou a professora Rita de Cássia.

O professor Josué Pellegrini, que atuará na disciplina Finanças Públicas, do próximo ano, destacou o bom nível dos alunos.

“Participei de uma palestra com os alunos, ontem (quinta-feira) e apreciei as intervenções dos presentes, que somaram muito ao nosso encontro”, enfatizou Pellegrini.

Aprimoramento

O professor Rafael Silveira, apesar de restrições com algumas ferramentas on-line, também destacou a capacidade da equipe em superar adversidades e oferecer um produto satisfatório aos alunos.

A pedagoga do ILB, Telma Venturelli, informou que está sendo iniciado um projeto visando aperfeiçoar a experiência do ensino on-line no ILB.

“Iniciaremos em breve um projeto com o grupo de inovação do Senado, chamado Nainova, que contará com sugestões dos professores e dos alunos, a fim de aprimorar o método on-line”, adicionou Telma.

Para novembro, a expectativa é que os alunos possam escolher os orientadores para ajudar no processo de criação e planejamento do TCC. Pelo calendário, a elaboração do trabalho irá de maio a setembro, e a defesa, outubro.