Consultora oferece curso a embaixadas

A Consultora do Senado Federal Clarita Maia promoverá uma nova edição do curso on-line "O Papel do Parlamento na Política Externa”, em outubro. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.
15/09/2021 08:05
Consultora oferece curso a embaixadas

Política Externa 04

A Consultora Legislativa do Senado Federal Clarita Maia oferecerá uma nova edição do curso on-line "O Papel do Parlamento na Política Externa”, em outubro. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A versão em português do curso será realizada na sexta-feira (08/10), enquanto a versão em inglês ficou para duas semanas depois, também na sexta-feira (22/10), sempre das 9h às 13h.

Para fazer a inscrição para a versão em português, clique aqui.

Se preferir a versão em inglês, clique aqui.

O treinamento é destinado a servidores de embaixadas, consulados e câmaras de comércio exterior. A iniciativa conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e Associação dos Consultores do Senado Federal (ALESFE).

Êxito

A primeira edição do treinamento em 2021, realizada em julho, foi considerada um sucesso, com participação de mais de 50 diplomatas e oficiais de embaixadas de diversos países. Entre as nações presentes estiveram Marrocos, Trinidade e Tobago, Irlanda, Dinamarca e Singapura.

Foi a terceira edição do treinamento, que oferece conhecimentos executivos e úteis para que as missões diplomáticas estrangeiras no Brasil possam melhor compreender o processo decisório nacional nos temas de relevância para o desempenho de suas atividades de cooperação política e econômica.

“O curso abrangeu aspectos jurídicos e políticos da dinâmica do processo decisório de formulação de política externa no Brasil, enfatizando os meios e modos à disposição do Parlamento para influenciar na formulação dessa importante política pública”, afirmou Clarita.

Conforme a consultora, os alunos integrantes de embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil saíram satisfeitos e com conhecimentos instrumentais úteis para promoverem melhor interlocução entre suas missões e os Poderes constituídos.

Clarita Maia é consultora legislativa do Senado Federal desde 2003. Ela é doutora em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Possui mestrados Business Law e LLM Law and Technology pela Universidade de Berkeley, além de especializações em Direito Internacional dos Conflitos Armados, em Regime do Sistema Multilateral do Comércio, em Câmbio e Comércio Exterior e em Direito Constitucional.