Consultora oferece curso a embaixadas

A Consultora do Senado Federal Clarita Maia promoverá uma nova edição do curso on-line "O Papel do Parlamento na Política Externa”, em outubro. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.
15/09/2021 08h05

A Consultora Legislativa do Senado Federal Clarita Maia oferecerá uma nova edição do curso on-line "O Papel do Parlamento na Política Externa”, em outubro. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A versão em português do curso será realizada na sexta-feira (08/10), enquanto a versão em inglês ficou para duas semanas depois, também na sexta-feira (22/10), sempre das 9h às 13h.

Para fazer a inscrição para a versão em português, clique aqui.

Se preferir a versão em inglês, clique aqui.

O treinamento é destinado a servidores de embaixadas, consulados e câmaras de comércio exterior. A iniciativa conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e Associação dos Consultores do Senado Federal (ALESFE).

Êxito

Clarita Vertical 03A primeira edição do treinamento em 2021, realizada em julho, foi considerada um sucesso, com participação de mais de 50 diplomatas e oficiais de embaixadas de diversos países. Entre as nações presentes estiveram Marrocos, Trinidade e Tobago, Irlanda, Dinamarca e Singapura.

Foi a terceira edição do treinamento, que oferece conhecimentos executivos e úteis para que as missões diplomáticas estrangeiras no Brasil possam melhor compreender o processo decisório nacional nos temas de relevância para o desempenho de suas atividades de cooperação política e econômica.

“O curso abrangeu aspectos jurídicos e políticos da dinâmica do processo decisório de formulação de política externa no Brasil, enfatizando os meios e modos à disposição do Parlamento para influenciar na formulação dessa importante política pública”, afirmou Clarita.

Conforme a consultora, os alunos integrantes de embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil saíram satisfeitos e com conhecimentos instrumentais úteis para promoverem melhor interlocução entre suas missões e os Poderes constituídos.

Clarita Maia é consultora legislativa do Senado Federal desde 2003. Ela é doutora em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Possui mestrados Business Law e LLM Law and Technology pela Universidade de Berkeley, além de especializações em Direito Internacional dos Conflitos Armados, em Regime do Sistema Multilateral do Comércio, em Câmbio e Comércio Exterior e em Direito Constitucional.