Pesquisa e Extensão

Sendo uma instituição de ensino superior, o Instituto legislativo Brasileiro (ILB) precisa demonstrar ações concretas de desenvolvimento não apenas de atividades de ensino, mas também de pesquisa e extensão, de modo a atender às exigências do Ministério da Educação.

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão têm como objetivo geral atender as necessidades de aperfeiçoamento e constante atualização sobre as temáticas trabalhadas na Instituição; discutir e problematizar questões relacionadas ao Poder Legislativo; disponibilizar o conhecimento produzido pelo grupo aos cidadãos; sistematizar os temas fundamentais e agregar novas habilidades e competências; contribuir efetivamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos participantes.

Objetiva-se, ainda, a disseminação e incentivo da pesquisa e estudos acadêmicos nas instituições, a valorização e reconhecimento dessas ações para o melhor desempenho das funções típicas, assim como estudos atuais e fundamentados sobre temas relevantes para a sociedade e para o Poder Legislativo.

O público-alvo envolve, preferencialmente, os servidores do Senado Federal, sendo disponibilizadas vagas para servidores de outros órgãos conveniados, de acordo com o Art. 16 do Anexo IV do Regulamento Administrativo do Senado Federal, aprovado pela Resolução nº40, de 2014.

Cursos e eventos previstos

Cursos e eventos em andamento

Cursos e eventos encerrados

Grupos de Estudo e Pesquisas Acadêmicas

Os grupos de Estudos e Pesquisas Acadêmicas (GEPA) foram criados em 2016, a fim de promover e fomentar a produção de conhecimento acadêmico relacionado ao Legislativo e sua inter-relação com os demais poderes e instituições democráticas.

A ideia consiste em criar um espaço multidisciplinar para discussão e pesquisa aprofundada e contínua em torno de assuntos correlatos à esfera legislativa, no qual os servidores, em suas respectivas áreas de trabalho e por meio de experiências individuais e coletivas, produzem conhecimentos e competências, cujos resultados podem ser disponibilizados tanto ao Senado Federal quanto à sociedade, contribuindo assim para melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

Clique aqui para consultar informações sobre os trabalhos realizados pelos GEPA desde 2016.