Curso de Extensão em "Mídias Sociais e Poder Público" (Edição 2018)
O curso Extensão Mídias Sociais e Poder Público objetiva, dado o cenário de alta no uso das redes sociais pela sociedade civil brasileiras, fomentar a atuação ativa dos órgãos públicos e dos políticos nas redes sociais, que mostra-se como uma necessidade. Lidar com essa nova demanda é um desafio para os servidores do Senado, pois embora todos tenham alguma experiência pessoal com o uso de redes, existem muitas peculiaridades em relação às páginas oficiais, seja nos cuidados necessários, seja nas linguagens e técnicas que podem ser usadas para obter melhores resultados.
Carga horária: 60 horas
Objetivos Gerais:
- Capacitar os alunos a utilizar o manancial de conhecimento já acumulado na área, estimulando-os a expandir habilidades de pesquisa de saberes e de atuação em benefício da atividade institucional do Congresso Nacional e do país;
- Complementar a formação técnica e acadêmica dos funcionários e servidores das Casas Legislativas que atuam com a comunicação institucional e parlamentar, permitindo que estes possam conhecer e dominar as ferramentas, técnicas e linguagens de comunicação digital relacionadas às mídias sociais.
Objetivos Específicos:
- O curso visa estimular os participantes a refletir sobre o impacto da internet – e das mídias sociais em particular – nas diversas atividades humanas, com destaque para a comunicação e para a política;
- Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da comunicação nas mídias sociais,
- Debater com integrantes as especificidades da comunicação nas mídias sociais, com enfoque na linguagem e nas técnicas;
- Permitir aos alunos a troca de experiências sobre como lidar com o público por meio das mídias sociais;
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Estimular os participantes a publicar e divulgar os conhecimentos já consolidados sob a forma de trabalhos acadêmicos que relacionam os temas da Comunicação, Legislativo e Sociedade;
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Propiciar ferramentas de análise e de execução de ações comunicativas de viés público legislativo, como forma de fortalecer o Parlamento e o diálogo com o público;
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Permitir a identificação de potenciais disseminadores e instrutores das práticas comunicacionais voltadas para a otimização da relação dos políticos com a sociedade.
Público-alvo:
O público-alvo envolve, preferencialmente, os servidores do Senado Federal, sendo disponibilizadas vagas para servidores de outros órgãos conveniados. Foram disponibilizadas 35 vagas, distribuídas da seguinte forma: 32 vagas para os servidores do Senado Federal; 3 vagas para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do DF e servidores do TCU. Não havendo 32 inscrições de servidores do Senado Federal, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos órgãos conveniados.
Período de realização: 16/04/2018 a 06/07/2018
Disciplinas:
Nome da Disciplina |
Carga Horária |
Professor(a) |
Titulação do(a) professor(a) |
Mídias Sociais e Cultura Contemporânea |
20 horas | Ana Lucia Romero Novelli | Doutora |
Mídias Sociais Linguagens e Técnicas | 40 horas | Moisés de Oliveira Nazário e Tarso de Oliveira Rocha. | Doutor e Doutor |
Documentação do curso:
- Projeto Técnico Pedagógico