Curso de Extensão em "Mídias Sociais e Poder Público" (Edição 2018)

05/05/2022 16h30

 

O curso Extensão Mídias Sociais e Poder Público objetiva, dado  o cenário de alta no uso das redes sociais pela sociedade civil brasileiras, fomentar a atuação ativa dos órgãos públicos e dos políticos nas redes sociais, que mostra-se como uma necessidade. Lidar com essa nova demanda é um desafio para os servidores do Senado, pois embora todos tenham alguma experiência pessoal com o uso de redes, existem muitas peculiaridades em relação às páginas oficiais, seja nos cuidados necessários, seja nas linguagens e técnicas que podem ser usadas para obter melhores resultados.

Carga horária: 60 horas

Objetivos Gerais:

  • Capacitar os alunos a utilizar o manancial de conhecimento já acumulado na área, estimulando-os a expandir habilidades de pesquisa de saberes e de atuação em benefício da atividade institucional do Congresso Nacional e do país;
  • Complementar a formação técnica e acadêmica dos funcionários e servidores das Casas Legislativas que atuam com a comunicação institucional e parlamentar, permitindo que estes possam conhecer e dominar as ferramentas, técnicas e linguagens de comunicação digital relacionadas às mídias sociais.

Objetivos Específicos:

  • O curso visa estimular os participantes a refletir sobre o impacto da internet – e das mídias sociais em particular – nas diversas atividades humanas, com destaque para a comunicação e para a política;
  • Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da comunicação nas mídias sociais,
  • Debater com integrantes as especificidades da comunicação nas mídias sociais, com enfoque na linguagem e nas técnicas;
  • Permitir aos alunos a troca de experiências sobre como lidar com o público por meio das mídias sociais;
  • Estimular os participantes a publicar e divulgar os conhecimentos já consolidados sob a forma de trabalhos acadêmicos que relacionam os temas da Comunicação, Legislativo e Sociedade;
  • Propiciar ferramentas de análise e de execução de ações comunicativas de viés público legislativo, como forma de fortalecer o Parlamento e o diálogo com o público;
  • Permitir a identificação de potenciais disseminadores e instrutores das práticas comunicacionais voltadas para a otimização da relação dos políticos com a sociedade.

Público-alvo:

O público-alvo envolve, preferencialmente, os servidores do Senado Federal, sendo disponibilizadas vagas para servidores de outros órgãos conveniados. Foram disponibilizadas 35 vagas, distribuídas da seguinte forma: 32 vagas para os servidores do Senado Federal; 3 vagas para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do DF e servidores do TCU. Não havendo 32 inscrições de servidores do Senado Federal, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos órgãos conveniados.

Período de realização: 16/04/2018 a 06/07/2018

Disciplinas:

Nome da Disciplina

Carga Horária

Professor(a)

Titulação do(a) professor(a)

Mídias Sociais e Cultura Contemporânea

20 horas Ana Lucia Romero Novelli Doutora
Mídias Sociais Linguagens e Técnicas 40 horas Moisés de Oliveira Nazário e Tarso de Oliveira Rocha. Doutor e Doutor

 

Documentação do curso:

  • Projeto Técnico Pedagógico