Curso de Extensão em "Mídias Sociais e Poder Público" (Edição 2021)

22/04/2022 12h00

 

O curso de Extensão Mídias Sociais e Poder Público objetiva, dado  o cenário de alta no uso das redes sociais pela sociedade civil brasileiras, fomentar a atuação ativa dos órgãos públicos e dos políticos nas redes sociais, que mostra-se como uma necessidade. Lidar com essa nova demanda é um desafio para os servidores do Senado, pois embora todos tenham alguma experiência pessoal com o uso de redes, existem muitas peculiaridades em relação às páginas oficiais, seja nos cuidados necessários, seja nas linguagens e técnicas que podem ser usadas para obter melhores resultados. O curso foi originalmente concebido em formato presencial, mas devido à pandemia de covid que afeta toda a humanidade, foi totalmente remodelado para ocorrer no ambiente remoto.

Carga horária: 63  horas

Objetivo Geral:

O Curso de Extensão em Mídias Sociais e Poder Público tem por objetivo a complementação da formação técnica e acadêmica de funcionários e servidores das casas Legislativas e órgãos afins que atuam com a comunicação institucional e parlamentar, permitindo que possam conhecer e dominar as ferramentas, técnicas e linguagens de comunicação digital relacionadas às mídias sociais institucionais. O objetivo maior do curso é capacitar os alunos a utilizar o manancial de conhecimento já acumulado na área, estimulando-os a expandir habilidades de pesquisa de saberes e de atuação em benefício da atividade institucional do Congresso Nacional e do país.

Objetivos Específicos:

  • Estimular a reflexão sobre o impacto da internet – e das mídias sociais em particular – nas diversas atividades humanas, com destaque para a comunicação institucional política.
  • Transmitir conceitos fundamentais sobre a comunicação política institucional nas mídias sociais, em especial com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar e o relacionamento com a sociedade.
  • Debater as especificidades da comunicação política nas mídias sociais, com enfoque na linguagem e nas técnicas voltadas para a esfera institucional.
  • Permitir a troca de experiências sobre como lidar com o público por meio das mídias sociais.
  • Estimular a realização de pesquisas e a publicação de trabalhos acadêmicos na área.
  • Propiciar ferramentas de análise e de execução de ações comunicativas de viés institucional legislativo como forma de fortalecer o Parlamento e o diálogo com o públicos-alvo (cidadão, imprensa, políticos).

Público- alvo:

O público-alvo envolve servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União com curso de graduação completo e reconhecido pelo Ministério da Educação. Serão disponibilizadas 60 (sessenta vagas) vagas, sendo 20 para cada órgão. Não atingindo o número de 20 (vinte) inscritos para qualquer um dos órgãos, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos demais órgãos conveniados.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Período de realização26/03/2021 a 18/06/2021

Disciplinas:

Nome da Disciplina

Carga Horária

Professor(a)

Titulação do(a) professor(a)

Mídias Sociais e Cultura Contemporânea

21 horas Ana Lúcia Coelho Romero Novelli Doutora
Mídias Sociais: Linguagens 21 horas Moisés de Oliveira Nazário Doutor

Mídias Sociais: Técnicas

21 horas Tadeu Sposito do Amaral Doutor

Documentação do curso:

  • Projeto Técnico Pedagógico