Resultado de enquete on-line realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado entre 3 de novembro e 12 de dezembro de 2025 com um total de 459 respondentes. É importante destacar que os resultados refletem apenas a opinião dos participantes e não podem ser extrapolados para qualquer outro grupo. A enquete se baseou no projeto de lei PL 2.728/2025
Concordância com o Projeto
A maioria dos respondentes concorda com a autorização do trabalho aos domingos e feriados por acordo individual entre empregador e empregado, com 55% concordando totalmente e 18% concordando. Além disso, 42% dos respondentes acreditam que acordos individuais ajudam a manter empregos, e 41% concordam que esses acordos garantem produtos e serviços à população.
Motivos das Discordâncias
Entre os motivos das discordâncias, 35% dos respondentes discordam totalmente que descansar um domingo a cada três semanas é suficiente para garantir descanso e lazer. Além disso, 33% dos respondentes acreditam que o descumprimento do acordo individual deve ser punido com multa para o empregador.
Pontos de Destaque
Segurança Jurídica: 40% dos respondentes acreditam que o acordo individual resgata a autonomia das partes e garante segurança jurídica às atividades comerciais.
Custos e Preços: 35% dos respondentes concordam totalmente que a restrição ao funcionamento do comércio nos finais de semana aumenta custos e encarece os produtos para o consumidor final.
Pequenos Comerciantes: 29% dos respondentes acreditam que pequenos comerciantes e empreendedores são mais prejudicados pela necessidade de acordo coletivo.
Serviços Essenciais: 39% dos respondentes concordam totalmente que supermercados, farmácias e distribuidores de alimentos não podem fechar aos domingos e feriados.