Pesquisas

Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses

O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do senador Flávio Arns (Partido Socialista Brasileiro – PR) para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito dos casos de violência nas escolas. Nos dias 9 e 10 de maio de 2023, 2.068 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira.

Percepção dos profissionais e voluntários no enfrentamento à fome no Brasil Percepção dos profissionais e voluntários no enfrentamento à fome no Brasil

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou, em parceria com o gabinete do senador Paulo Paim (PT-RS), Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), pesquisa de opinião qualitativa com profissionais, trabalhadores, voluntários e agentes de iniciativas de combate à fome e à insegurança alimentar nos municípios das cinco regiões brasileiras. O levantamento faz parte de uma série de estudos, iniciada com o ciclo de audiência públicas para debater a fome no Brasil proposto pelo Presidente da CDH por meio do requerimento 13/2023.

Redes sociais e notícias falsas Redes sociais e notícias falsas

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito de notícias falsas veiculadas nas plataformas digitais. O levantamento mostra que a maioria dos brasileiros (80%) acredita que criação de uma lei específica de combate às fake news contribui para diminuir a quantidade de notícias falsas nas redes sociais.

Panorama Político 2023 Panorama Político 2023

A pesquisa avaliou a opinião dos brasileiros sobre democracia, atuação do Senado Federal, critérios de escolha de senadores, maiores preocupações dos brasileiros, nível de endividamento da população, impactos das desavenças políticas, meios de informação sobre política, ativismo digital, fake news e alguns dos principais temas sociais em debate no país após o último ciclo eleitoral.

PEC 32/2022: Resultados parciais da pesquisa Panorama Político 2022 PEC 32/2022: Resultados parciais da pesquisa Panorama Político 2022

O Instituto DataSenado realizou nova rodada de pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, para avaliar a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Esta edição especial apresenta um subconjunto das informações obtidas como forma de contribuir com o debate em torno da PEC 32/2022. O relatório completo estará disponível em breve.

Pesquisa Mulheres na Política 2022 Pesquisa Mulheres na Política 2022

O Instituto DataSenado realizou a segunda edição da pesquisa Mulheres na Política, que começou em 2016, para investigar fatores que podem resultar na baixa representatividade feminina nos cargos eletivos. Entre os dias 22 de março a 13 de abril de 2022, 2.850 candidatos, entre homens e mulheres, foram entrevistados por telefone. A lista de respondentes foi selecionada a partir do cadastro fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de acordo de cooperação técnica.

Panorama Político 2022 Panorama Político 2022

O Instituto DataSenado realizou nova rodada de pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, para avaliar a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Entre os dias 18 de novembro e 14 de dezembro de 2021, foram entrevistados por telefone 5.850 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira.

Pesquisa de opinião para elaboração da proposta da Política Nacional do Cuidado – percepção da pessoa cuidada - 2022 Pesquisa de opinião para  elaboração da proposta da Política  Nacional do Cuidado – percepção  da pessoa cuidada - 2022

Pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com gabinetes da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), do senador Flávio Arns (PodemosPR) e do senador Eduardo Gomes (MDB-TO,) estuda as opiniões sobre a atividade de cuidar de pessoas que, em razão de impedimentos físicos, intelectuais ou de saúde, recebem ou já receberam cuidados de forma sistemática.

Impactos da pandemia na educação no Brasil Impactos da pandemia na educação no Brasil

O Instituto DataSenado realizou, em parceria com o gabinete do senado Flávio Arns (Podemos-PR), pesquisa para ouvir brasileiros que têm filhos(as) ou são responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar com o objetivo de levantar informações sobre o impacto da pandemia na educação.

Percepções sobre a regulamentação do lobby Percepções sobre a regulamentação do lobby

O Instituto DataSenado, em parceria com acadêmicos dos Departamentos de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Pittsburg, realizou pesquisa para avaliar como o cidadão brasileiro percebe as relações entre os grupos de interesse e o Congresso Nacional.

Mulheres no esporte: Pesquisa sobre equidade de gênero Mulheres no esporte: Pesquisa sobre equidade de gênero

O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, realizou pesquisa qualitativa com atletas, paratletas e técnicas desportivas sobre igualdade de gênero no ambiente esportivo.

Brasileiros apoiam iniciativas do Senado no combate à pandemia Brasileiros apoiam iniciativas do Senado no combate à pandemia

Tendo em vista o início da imunização da população brasileira contra a Covid-19, o Instituto DataSenado realizou pesquisa para conhecer a opinião dos brasileiros sobre propostas de lei apresentadas no Congresso Nacional com o objetivo de apoiar e zelar pelo processo de vacinação no país.