- Info
Pesquisas
-
Aumenta número de mulheres que declaram ter sofrido violência
-
Desde 2005, ano anterior à promulgação da Lei Maria da Penha, o DataSenado aplica, de dois em dois anos, pesquisa telefônica sobre o tema violência doméstica contra a mulher. Nesta edição, realizada em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, constatou-se aumento do percentual de mulheres que declararam ter sido vítimas de violência provocada por um homem: esse percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017.
-
28% dos policiais entrevistados acreditam que a violência pode ser justificada tanto pelo comportamento do homem quanto da mulher
-
Pesquisa inédita do DataSenado, realizada em parceria com o Observatório da Mulher do Senado, apresenta um panorama das equipes, treinamento e dificuldades no trabalho das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).
-
Paratletas revelam otimismo com a Paralimpíada do Rio
-
Pesquisa do DataSenado, realizada com paratletas brasileiros, revela que 95% acreditam que a Paralimpíada no Rio de Janeiro vai incentivar a pratica de esportes das pessoas com deficiência. 62% confiam que o Brasil estará entres os três primeiros no quadro geral de medalhas.
-
Brasileiro está mais otimista em relação ao futuro
-
Pesquisa semestral do DataSenado revelou que os brasileiros estão menos pessimistas em relação ao futuro. Na pesquisa anterior, 40% avaliaram que sua condição econômica iria piorar nos próximos seis meses. Na mais recente pesquisa, esse índice caiu para 28%.
-
DataSenado aponta importância das cotas para as candidaturas femininas
-
Pesquisa aplicada pelo DataSenado, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, investiga a experiência de candidatas e candidatos nas eleições de 2012 e 2014. A pesquisa foi realizada para comemorar os dois anos do lançamento da campanha “Mais mulheres na política”.
-
Brasileiros confiam nas manifestações de rua para melhorar o país
-
Pesquisa sobre as manifestações de rua que ocorreram em março de 2016 revela que combate à corrupção e apoio ao impeachment da presidente da República foram os principais motivos que levaram cidadãos às ruas. A maioria acredita que as manifestações ajudam a melhorar o país.
-
Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros
-
A última edição da pesquisa “O cidadão e o Senado Federal” constatou que a corrupção, além de maior preocupação dos brasileiros, também registrou aumento em relação ao levantamento anterior. A saúde ficou em segundo lugar, seguida pela segurança pública, que registrou queda.
-
Brasileiros reconhecem: os negros são as maiores vítimas da violência no país
-
O DataSenado avaliou a percepção de cidadãos sobre a violência contra a juventude negra. Para 71%, os negros são as grandes vítimas no país. 64% acreditam que as vítimas têm entre 13 e 24 anos e 43% responderam que pessoas de cor branca cometem a maioria dos atos de violência.
-
Eleitor pede reforma política já, fidelidade partidária e campanhas mais baratas
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado, em setembro/outubro, novamente, aponta majoritário apoio à reforma política e pressa nas mudanças - 91% dos entrevistados defendem que novas regras tenham validade já nas eleições de 2016.
-
Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras
-
Pesquisa do DataSenado, com bolsistas e ex-bolsistas, avalia o programa em relação a qualidade de ensino das instituições estrangeiras, a possibilidade de transferência de conhecimento adquirido, o processo seletivo e mecanismos de acompanhamento e controle do programa.
-
Violência doméstica e familiar contra a mulher
-
A sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher revela que cem por cento das brasileiras sabem da existência da Lei Maria da Penha. Porém, parcela expressiva ainda se sente desrespeitada, e uma em cada cinco já sofreu algum tipo de violência.
-
Maioria dos brasileiros sabe da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
-
Pesquisa nacional do DataSenado revela que 98% dos brasileiros sabem da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas 69% consideram-se mal informados sobre os direitos previstos nele e 54% ainda avaliam que o Estatuto ajuda pouco na proteção de crianças e adolescentes.
-
Maioria dos brasileiros quer a reforma política, com o fim do voto obrigatório e do horário político
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que a maioria dos brasileiros - 59% - sabe que a Reforma Política está em discussão no Congresso. Também maioria expressiva - 80% dos 1.100 entrevistados em todo o Brasil - considera que a reforma trará vantagens ao país.
-
Brasileiros estão menos otimistas em relação ao futuro
-
Resultados de pesquisa semestral, “O cidadão e o Senado Federal”, indicam um brasileiro menos otimista em relação ao futuro, mas confiante no papel do Senado para ajudar suas maiores preocupações. Maioria acredita que a própria condição econômica deve piorar no próximo semestre.
-
Energia no Brasil: alternativas e cenários futuros
-
O DataSenado realiza pesquisa nacional inédita, em parceria com a Universidade de Columbia, dos EUA, que revelou um brasileiro tão consciente e preocupado com o meio ambiente que prefere até a pagar mais na conta de luz para ter energia limpa, como a eólica e a solar, por exemplo.
-
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2014
-
Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado semestralmente indicam que, pela primeira vez, corrupção é considerada a maior preocupação dos brasileiros, Em seguida, aparecem a segurança pública e saúde. 67% acreditam que o Senado pode ajudar muito a resolver essas preocupações.
-
Auxílio Reclusão
-
Pesquisa do DataSenado concluiu que 65% dos brasileiros já ouviram falar sobre auxílio-reclusão, enquanto 35% afirmaram não conhecer, nem de ouvir falar, o termo auxílio-reclusão.
-
Qualidade da internet banda larga
-
Pesquisa do DataSenado avalia opinião de cidadãos sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga, que leva acesso à internet às regiões mais carentes.
-
Mulheres na política
-
Pesquisa do DataSenado sobre a participação da mulher na política brasileira, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, aponta que para a maioria o sexo do candidato não influencia na hora de votar. 79% já votaram em alguma mulher para ocupar um cargo político.
-
O cidadão e o Senado Federal- julho 2014
-
Pesquisa do DataSenado registrou queda do número de brasileiros que acham que a própria condição econômica vai melhorar: de 51%, em dezembro de 2013, para 41% em julho de 2014. Sobre a sensação de bem-estar, aumentou de 23% para 29% o número de pessoas que declararam piora.
-
Legalização da maconha
-
Pesquisa sobre a liberação da maconha no Brasil revela que 57% apoiam a legalização para fins medicinais e, para 42%, a maconha deve continuar totalmente proibida. A proposta de liberação foi uma sugestão popular (SUG 8/2014), que obteve mais de 20 mil apoios no e-Cidadania.
-
Copa do Mundo de Futebol 2014
-
De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo em 2014. O resultado é favorável à alteração do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) que prevê a vedação.
-
Um ano de PEC das Domésticas
-
Pesquisa DataSenado constatou que 84% dos brasileiros têm conhecimento da promulgação da chamada PEC das Domésticas e que, desses, 85% aprovam a medida. O apoio à PEC está acima de 78% em todos os níveis de renda e é ainda maior nas camadas mais pobres da população.
-
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2013
-
Pesquisa semestral do DataSenado indica aumento de brasileiros que declararam que sua condição econômica melhorou nos últimos seis meses. Em relação ao futuro, 50,8% dos entrevistados estão otimistas. Acreditam que, nos próximos seis meses, a própria condição irá melhorar.
-
Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil
-
Pesquisa do DataSenado registrou a opinião de pessoas com deficiência acerca das mudanças positivas e as dificuldades na vida de pessoas com deficiência. Avaliou-se a percepção dos entrevistados sobre infraestrutura, acesso ao mercado de trabalho, transporte público, dentre outros.
-
Federalização da educação
-
Pesquisa do DataSenado mostra aumento da insatisfação dos brasileiros com a gestão da educação, com os salários e com o processo de seleção dos professores. Cerca de 78% dos entrevistados concordam que a responsabilidade sobre a educação básica seja exclusiva do governo federal.
-
25 anos da Constituição
-
Pesquisa nacional revelou o que pensam os brasileiros sobre a Carta Magna e sobre sua aplicação. Entre outros resultados, 34,3% escolheu o direito à saúde para todos como norma mais relevante. Em seguida, veio educação como direito de todos (27,8%) e liberdade de expressão (13,1%).
-
Denúncias de espionagem
-
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (88,2%) teve conhecimento das denúncias sobre espionagem dos americanos feita contra autoridades brasileiras, inclusive contra a presidente da República, e defende apuração dos fatos por considerar que o Brasil foi desrespeitado.
-
Reforma Política- 2013
-
O DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros a respeito de temas que compõem a chamada reforma política. Os resultados revelam que 84,1% dos brasileiros acreditam que mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos trazem vantagens para o país.
-
O cidadão e as manifestações populares
-
Pesquisa mostra aprovação de 60% às votações da pauta prioritária do Senado, incluindo o projeto que torna corrupção e homicídio em crimes hediondos, passe livre para estudantes e a ficha limpa para cargos públicos. A pesquisa, realizada por internet, contou com mais de 9 mil participantes.
-
Lei de Drogas
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 80,4% da população acreditam que dependentes de drogas devem ser obrigados a passar por tratamento especializado. Somente 18,3% se disseram contrários à internação compulsória. Outros resultados podem ser consultados na pesquisa.
-
O cidadão e o Senado Federal- julho 2013
-
Pesquisa registra crescimento no interesse por política. Na avaliação sobre o papel do Congresso, 73,6% apontaram-no como “muito importante” para a democracia, que é a melhor forma de governo para 78,8%. A pesquisa ouviu 1.226 pessoas, maiores de 16 anos, em todo o Brasil.
-
Transparência e Lei de Acesso à Informação
-
O DataSenado realizou pesquisa sobre transparência e acesso a informações públicas e verificou que 47,7% dos brasileiros afirmam já ter ouvido falar da Lei de Acesso a Informação (LAI). Desses, 81,5% acreditam que a lei ajuda a população fiscalizar os atos dos governantes.
-
PEC das domésticas e medidas administrativas de economia do Senado
-
Pesquisa nacional revelou que os novos direitos das domésticas são bem recebidos e contam com 81% de aprovação. A pesquisa investigou também a opinião da população sobre as medidas de economia e transparência adotadas pelo Senado, que chegaram a 90% de aprovação.
-
A violência doméstica e familiar contra a mulher -2013
-
A Lei Maria da Penha é conhecida por 99% das brasileiras. Também a maioria (66%) se sente mais protegida com a Lei. Os números são de pesquisa do DataSenado, quinta da série histórica que vem retratando avanços e dificuldades vividas pelas brasileiras no combate à violência.
-
Violência doméstica e familiar contra a mulher
-
Dados de pesquisa do DataSenado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher são apresentados em sessão de celebração dos sete anos da Lei Maria da Pena. A pesquisa é a quinta de uma série histórica que retrata os avanços e dificuldades no combate à violência doméstica e familiar.
-
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2012
-
Na mais recente pesquisa do DataSenado, 58,1% dos entrevistados afirmaram achar que sua condição econômica vai melhorar nos próximos seis meses, o que revela um otimismo para o ano novo. Esse percentual aponta discreta melhoria em relação à pesquisa anterior, quando 55% manifestaram a mesma opinião.
-
Violência contra a juventude negra no Brasil- 2012
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado aponta que a maioria considera que as mulheres sofrem mais com a violência (67,1%) e que os negros são as principais vítimas (66,9%). A maior parte dos entrevistados (62,3%) disse que jovens brancos e negros são mortos na mesma quantidade.
-
Copa do Mundo de Futebol – Brasil 2014
-
De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Brasil em 2014, tendo em vista a legislação federal existente no país. Segundo essa parcela da população, o Brasil não deve abrir exceções. Para cerca de 19%, contudo, a bebida deve ser liberada; e 1% não soube opinar ou não quis responder.
-
Reforma do Código Penal
-
Para subsidiar os senadores com informações sobre a opinião da sociedade e contribuir com essa discussão, o DataSenado (órgão da Secretaria de Transparência - Subsecretaria de Pesquisa e Opinião - DataSenado) realizou uma pesquisa nacional por telefone com 1.232 cidadãos de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3%.
-
O cidadão e o Senado Federal- julho 2012
-
Pesquisa apontou que 55% dos entrevistados acham que sua condição econômica vai melhorar nos próximos 6 meses. Uma quantidade semelhante de pessoas entrevistadas afirmou que sua sensação de bem-estar (54%) e sua condição econômica (52%) permaneceram iguais nos últimos 6 meses.
-
Segurança Pública no Brasil
-
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, maioria acredita que o enfrentamento da criminalidade deve passar pela redução das desigualdades sociais, melhoria da educação (39%) e redação a pobreza (12%), mas aumentando também a rigidez das penas aplicadas aos criminosos (23%).
-
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
-
Em pesquisa com 1.200 moradores de 119 municípios, 72% afirmaram que o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente devem estar muito próximos. Na mesma pesquisa, 92% disseram não apoiar um crescimento que implique aumento da poluição.
-
Cultura no Brasil
-
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros quer mais que a tradicional prioridade para as questões de saúde, educação e segurança. Se 91% dos entrevistados atribuíram importância máxima às áreas de saúde e educação, nada menos que 56% deram essa mesma nota à cultura.
-
Saúde pública no Brasil
-
Segundo apurou pesquisa nacional do DataSenado, para 70% dos brasileiros, a saúde pública brasileira tem dinheiro suficiente, o que falta é uma gestão mais eficiente. Entre os 26% que defendem mais recursos para o setor, apenas 11% admitem a volta da CPMF.
-
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2011
-
Em pesquisa do DataSenado, a corrupção apareceu em segundo lugar na consulta sobre os temas que mais preocupam os cidadãos, com 20% das respostas. A saúde, com 31%, ainda é a questão que mais incomoda.
-
Educação pública no Brasil
-
Pesquisa revela que a instituição de cotas em universidades públicas é aprovada pela maioria das pessoas. A reserva de vagas nos vestibulares foi apoiada para diversos públicos: 66% manifestaram-se a favor das cotas para negros e 83% defenderam cotas para estudantes de baixa renda.
-
O cidadão e o Senado Federal - maio 2011
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 74% dos entrevistados veem como muito importante o papel do Senado na solução das principais preocupações dos brasileiros. Conforme os resultados, 27% dos participantes consideram boa ou ótima a atuação da Casa.
-
Reforma Política-2011
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que brasileiro apoia reforma política e quer voto distrital e facultativo. Ainda, a maioria dos entrevistados (58%) concorda com a atual duração dos mandatos e o direito a uma reeleição para os ocupantes de cargos de governo (prefeitos, governadores e presidente da República).
-
Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher-2011
-
Pesquisa nacional do DataSenado revela que 66% das mulheres acham que aumentou a violência doméstica e familiar contra o gênero feminino, ao mesmo tempo em que a maioria (60%) entende que a proteção está melhor, após a criação da Lei Maria da Penha.
-
O brasileiro e o voto
-
O brasileiro e as eleições
-
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 88% dos entrevistados afirmaram que a corrupção é inaceitável mesmo que o político tenha feito um bom governo. Na mesma pesquisa, 88% afirmaram que não votariam em candidatos condenados pela Justiça, mesmo se a Lei da Ficha Limpa não existisse.
-
20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
-
O cidadão e o Senado Federal- outubro 2010
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado procurou conhecer a opinião dos cidadãos brasileiros sobre o trabalho do Senado Federal. Entre os resultados colhidos, 32% dos entrevistados classificaram a atuação do Senado como ótima ou boa, ao passo que 48% disseram ser mais ou menos.
-
O cidadão e o Senado Federal - maio 2010
-
Violência doméstica e familiar contra a mulher- 2009
-
BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES
-
A democracia brasileira na opinião do cidadão
-
A crise no DF e a possibilidade de intervenção federal
-
Bem-estar e situação econômica do brasileiro
-
20 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC)
-
Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil
-
O cidadão e o Congresso Nacional- junho 2009
-
Criminalização do preconceito ou discriminação contra os homossexuais
-
O cidadão e o Congresso Nacional- novembro 2008
-
O brasileiro e as mudanças climáticas
-
A internet e as eleições brasileiras
-
Ao lado da televisão, a internet será a grande estrela nas eleições gerais brasileiras de 2010. Pesquisa nacional do DataSenado ouviu, por telefone, 1.088 brasileiros eleitores, distribuídos por todas as capitais do país. O levantamento mostrou que a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelo cidadão para informar-se sobre política, atrás apenas da TV.
-
CSS – Contribuição Social para a Saúde
-
Eleições 2008, o impacto eleitoral da "Lista Suja"
-
O cidadão e o Congresso Nacional- abril 2008
-
Atendendo a demanda da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal (CCT), o DataSenado realizou pesquisa de opinião sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento desta população sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga (PNBL), entre outros temas relacionados.
-
O Senado e o fim da CPMF
-
Pesquisa do DataSenado revela o apoio dos brasileiros à decisão dos senadores pela rejeição da cobrança da CPMF por mais quatro anos. Insatisfeita com a quantidade de imposto cobrados, a população prefere a revisão do Orçamento à criação de novos atributos
-
Percepções sobre a crise aérea e o trabalho da CPI do Senado
-
O eleitor e a reforma política
-
Violência e punição
-
Violência no Brasil
-
Prorrogação da licença-maternidade
-
Violência doméstica e familiar contra a mulher- 2007
-
Estatuto do Idoso - três anos depois da promulgação
-
Os objetivos da pesquisa, de avaliar o conhecimento da população eleitoral e potencialmente eleitoral de Brasília sobre o Estatuto do Idoso, três anos após sua promulgação, e de investigar as opiniões sobre a situação social do idoso, comparativamente aos resultados da pesquisa realizada pelo DataSenado em 2003, foram plenamente alcançados.
-
Os brasileiros e as casas de bingo no país
-
As ONGs na Mídia
-
Violência doméstica e familiar contra a mulher-2005
-
Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquele praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como local acolhedor e de conforto passa a ser, nestes casos, um ambiente de perigo continuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes.
-
Corrupção, saúde e emprego são as maiores preocupações da população
-
A última edição da pesquisa "O cidadão e o Senado Federal", aplicada semestralmente, revela que corrupção continua principal preocupação dos brasileiros, mas a proporção de entrevistados que mencionou saúde aumentou e se aproxima da primeira colocação.
-
População brasileira é favorável ao teto salarial no setor público
-
Pesquisa do DataSenado revela que três em cada quatro pessoas acreditam que deve haver um limite máximo para o valor dos salários de quem trabalha no setor público. Sobre a possibilidade de haver exceções ao teto, mais da metade se posicionou contra.
-
Conhecer direitos e ter rede de apoio são pontos de partida para denunciar agressão e interromper ciclo de violência
-
Pesquisa qualitativa “Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, realizada pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) em conjunto com o Instituto de Pesquisa DataSenado, aponta que serviços de apoio a mulheres vítimas de violência e campanhas de esclarecimento sobre os direitos das mulheres têm permitido que mais brasileiras reconheçam e denunciem agressões sofridas no ambiente doméstico.
-
Estrutura e investimento para prática de esportes paralímpicos no Brasil continuam insuficientes mesmo após país sediar Paralimpíada, avaliam paratletas
-
Grande vitrine do esporte praticado por pessoas com deficiência, a Paralimpíada Rio 2016 aumentou o interesse do brasileiro por modalidades adaptadas e levou mais pessoas a superar limitações físicas e praticar esportes. Essa impressão é compartilhada por mais da metade dos 607 paratletas ouvidos na pesquisa “Paratletas e o Esporte Paralímpico no Brasil”, realizada pelo DataSenado em parceria com o gabinete do Senado Romário (PODE/RJ).
-
Atendimento prestado por Santas Casas é bem avaliado pela população, aponta pesquisa
-
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 52% avaliaram o atendimento prestado pelo SUS por meio das Santas Casas com bom ou ótimo. Outros 26% afirmaram que a assistência médica nessas instituições é melhor na comparação com serviços prestados pelo SUS em outros hospitais nos mesmo municípios.
-
Maioria dos brasileiros valorizam o Senado e a Câmara dos Deputados
-
Pesquisa DataSenado aponta que 7 em cada 10 brasileiros acham o Senado e a Câmara dos Deputados importantes ou muito importantes para a democracia.
-
Manter a proximidade com os brasileiros é um dos desafios para esta legislatura
-
Aproximar-se da população ao longo do mandato deve ser uma meta para todos os senadores e para os servidores que os auxiliam. É importante conciliar a atenção dada às pautas nacionais com o cuidado das demandas locais, para evitar o distanciamento da população.
-
Pesquisa nacional avalia pacote de medidas anticrime
-
DataSenado realiza pesquisa sobre os projetos de lei que juntos constituem o pacote de medidas anticrime. Resultados mostram que as propostas apresentadas são conhecidas e aprovadas pela maioria dos brasileiros.
-
Brasileiros acham que os senadores podem ajudar a evitar tragédias ambientais
-
Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado sobre o meio ambiente apontam que 85% das pessoas ouvidas acreditam que o trabalho de senadores pode ajudar a evitar desastres ambientes, como os que ocorreram em Brumadinho e Mariana.
-
Brasileiros apoiam criminalização do caixa dois eleitoral
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que 89% dos entrevistados acham que o uso de caixa dois em campanhas eleitorais deve ser considerado crime.
-
CGU e Senado realizam pesquisa para desenvolvimento do e-SIC Nacional
-
Sistema eletrônico será disponibilizado a municípios e estados, para permitir que cidadãos solicitem acesso a informações públicas.
-
Brasileiros acham que não deve haver perdão de pena para condenados por crimes de corrupção
-
O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o gabinete do senador Lasier Martins, realizou pesquisa de opinião para ouvir os brasileiros sobre a PEC 89/2019, que veda a concessão do indulto presidencial para condenados por crimes de corrupção.
-
Três em cada quatro brasileiros apoiam a produção de medicamentos à base de cannabis
-
Resultados de pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o gabinete da senadora Mara Gabrili (PSDB/SP), indicam que maioria dos participantes apoia a produção de medicamentos à base da planta da maconha.
-
Brasileiros reconhecem o direito ao refúgio
-
O DataSenado realizou pesquisa de opinião para ouvir a população sobre suas percepções e opiniões sobre refugiados. Resultados indicam que a maioria dos respondentes acreditam que pessoas têm o direito de se refugiar para escapar de guerras e de perseguição.
-
Violência contra a mulher: agressões cometidas por ‘ex’ aumentam quase 3 vezes em 8 anos
-
Resultados da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher indicam aumento de agressões cometidas por ex-companheiros. O estudo é realizado pelo DataSenado a cada 2 anos desde 2005, antes mesmo da aprovação da Lei Maria da Penha. Neste ano, a sondagem integra o conjunto de iniciativas do Senado Federal no contexto da campanha da ONU “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
-
Mais de 80% dos brasileiros acreditam que redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas
-
Pesquisa realizada pelo DataSenado, em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, constatou que a maioria dos brasileiros acha que a opinião das pessoas é muito influenciada pelas redes sociais. Outros temas investigados incluem notícias falsas e privacidade de dados na internet.
-
Para a maioria dos brasileiros, a democracia é a melhor forma de governo
-
O DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional sobre assuntos ligados a política, economia e atitudes sociais. Os resultados indicam que mais da metade do país prefere a democracia. Em relação ao posicionamento político, 32% dos brasileiros afirmam se considerar de centro; 28% se declaram de direita e 18%, de esquerda. A pesquisa contou com a participação de 5.001 brasileiros distribuídos por todas as unidades da Federação.
-
Epidemia diminui renda de brasileiros
-
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional para ouvir os brasileiros sobre a epidemia do coronavírus no país. Resultados mostram que a crise afetou a renda da maioria da população.
-
8 em cada 10 dos brasileiros apoiam a criação de imposto sobre grandes fortunas
-
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional para ouvir a opinião dos brasileiros sobre a criação do imposto sobre grandes fortunas. Essa é uma das propostas debatidas pelo Senado Federal no enfrentamento ao Covid-19.