14/12/2017

Sete em cada dez concordam com a reserva de vagas de trabalho para pessoas com 55 anos ou mais

A última enquete realizada pelo DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o projeto de lei em tramitação no Congresso (PLS 236/2017) que determina a reserva de um percentual mínimo de vagas nas empresas para empregados com idade igual ou superior a 55 anos. A maioria dos respondentes (72%) manifestou opinião favorável à proposta.

 

 

O projeto propõe que 5% dos postos de trabalho de empresas sejam destinados para pessoas com idade mais avançada. Dentre os respondentes que apoiam a criação de reserva de vagas, 38% concordam com o quantitativo proposto e 57% acham que esse percentual deve ser maior.

 

 

A proposta também prevê diminuição de carga tributária para as empresas que respeitarem o percentual mínimo de vagas para pessoas com 55 anos ou mais. Aproximadamente dois terços dos respondentes concordam com essa ideia, ao passo que 28% discordam dela.

 

 

O projeto visa possibilitar o reingresso de idosos no mercado de trabalho e aumentar a formalização dessa relação de emprego. Para a maior parte dos internautas que participaram da enquete, ambos objetivos serão alcançados.

 

 

 

A enquete, realizada em parceria com a Agência Senado, ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 1º e 30 de novembro. Neste período, foram recebidas 222 respostas.

 

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.