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Solicitação de Pesquisa

Por meio da pesquisa o usuário tem acesso à documentação custodiada pelo Arquivo do Senado que é uma fonte primária de informações sobre o Poder Legislativo e a história do Brasil.
De acordo com a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação e com o Ato da Comissão Diretora Nº 10 de 2015 , a prestação de informações é gratuita, sendo cobrados apenas os serviços de reprodução de documentos.
A consulta ao acervo do Senado pode ser realizada na modalidade presencial ou à distância.


Pesquisa presencial

A visita ao Arquivo do Senado deve ser previamente agendada, o usuário deve entrar em contato pelo e-mail arquivo@senado.leg.br ou pelos telefones (61) 3303-4076 ou 3303-4624.

A recuperação da informação solicitada é alcançada de forma mais ágil e segura à medida que o usuário fornece o maior número de informações que detém sobre o tema pesquisado. Sendo assim, no campo “Assunto”, é importante fornecer o maior número possível de dados.

Os documentos de guarda permanente são disponibilizados para pesquisa e consulta dos usuários, respeitando os níveis de acesso e a fragilidade do suporte.

O horário de atendimento ao público é das 9:30h às 17h00.

 

Pesquisa à distância

No atendimento à distância, a Coordenação de Arquivo realiza apenas um levantamento preliminar no acervo,  com base nos dados apresentados na solicitação de consulta.

A partir desse levantamento, o usuário efetua as pesquisas e buscas exaustivas diretamente nos fundos, bem como a seleção de documentos iconográficos que são de seu interesse.

Esse levantamento depende de prévia solicitação que é realizada por e-mail: arquivo@senado.leg.br

Cabe ressaltar, que a recuperação da informação solicitada é alcançada de forma mais ágil e segura à medida que o usuário fornece o maior número de informações que detém sobre o tema pesquisado. Sendo assim, no campo “Assunto”, é importante fornecer o maior número possível de dados.

Após o encaminhamento do formulário, o solicitante receberá da Coordenação de Arquivo:

a) a indicação do documento localizado no fundo ou publicação; e

b) o orçamento referente ao serviço de reprodução do(s) documento(s).

Caso o Senado Federal não tenha a informação solicitada, o usuário receberá uma comunicação sobre a impossibilidade do atendimento. Nessa hipótese, sempre que possível, a Coordenação de Arquivo indicará a instituição detentora do acervo de interesse do usuário.

 

Fornecimento de cópias reprográficas e impressões de documentos

Conforme dispõe o Ato da Comissão diretora nº 16 de 2005, as cópias e impressões realizadas para atender demandas externas - tem custo para o solicitante, de R$ 0,30 (por página), e deve ser pago antes da realização do trabalho, mediante depósito na Conta Única do Tesouro.

Conta Única do Tesouro
Banco do Brasil

Ag.:4201-3

C/C: 170500-8

Código de Identificação 1: 020054.00001.28830-6

Código de Identificação 2: CPF do Usuário

 

Após o depósito, o solicitante deverá enviar o comprovante para arquivo@senado.leg.br .

 

Ressalta-se que somente mediante apresentação desse comprovante de depósito a reprodução será realizada.