História Oral


30 Anos da Assembleia Nacional Constituinte

Em 5 de outubro de 2018 o país comemora 30 anos da promulgação da Constituição Federal. A Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988 e a promulgação da Constituição da República de 1988 não só constituíram marco histórico na retomada da democracia, como resultaram em um novo ordenamento jurídico na estrutura do Estado, valorizou os direitos e a proteção ao cidadão, as liberdades individuais, o direito à saúde, à educação, a proteção ao meio ambiente e promoveu mudanças igualmente relevantes na área econômica, dentre tantas que emergiram do movimento de renovação e efervescência política.

Ato Conjunto da Diretora-Geral do Senado Federal e do Diretor-Geral da Câmara dos Deputados instituiu grupo de trabalho para desenvolver eventos comemorações, atividades e eventos destinados a celebrar o transcurso do aniversário de promulgação da Carta de 1988, nas duas Casas. O projeto de História Oral, criado nesse contexto, consiste de entrevistas realizadas por meio da técnica arquivística própria com senadores em exercício na atual 55ª Legislatura (2010-2018).

Concederam depoimento, ainda, o relator geral da Constituinte, ex-deputado e ex-ministro Bernardo Cabral, o ex-relator-adjunto, também ex-deputado e ex-ministro Nelson Jobim, e o ex-presidente da República que governou sob a nova Carta, senador Fernando Collor, em exercício nessa Legislatura.

Esses conteúdos de História Oral enriquecem de forma especial o conjunto da documentação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988 do Senado Federal. São registros em áudio, vídeo e texto sobre a experiência e a visão crítica desses personagens sobre a Assembleia Constituinte e a Constituição, 30 anos depois, que o Senado Federal oferece à sociedade pela internet. O material está disponível em página especial do site comemorativo dos 30 Anos que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal colocaram juntos no ar, e está publicado em definitivo na página do Arquivo Histórico do Portal do Senado Federal.

O que é História Oral


História Oral é uma forma de coletar relatos, em vídeo e áudio, sobre vivências de uma ou de mais pessoas, relativos a determinadas conjunturas, processos ou acontecimentos relevantes.

Há três gêneros distintos de coletas de depoimentos que utilizam procedimentos próprios da História Oral: a tradição oral, a história de vida e a história temática.

A Tradição Oral caracteriza-se pelo testemunho transmitido oralmente de uma geração para outra. A utilização de metodologias de História Oral permite então resgatar usos, costumes, fazeres, tradições e práticas de comunidades e de regiões.

A História de Vida é a coleta em vídeo e áudio do relato pessoal de alguém, sem o registro escrito. O que a distingue de uma autobiografia.

A História Oral Temática é feita com um grupo de indivíduos sobre determinado acontecimento, evento ou movimento vivido por todos. São, então, perspectivas individuais de pessoas que, em algum momento, estiveram inseridas em um mesmo contexto.

Os depoimentos típicos de História Oral são sempre um trabalho conjunto entre o depoente e o entrevistador - juntos produzem um documento histórico com critérios técnicos para a sua guarda, sigilo e acesso.

Os registros de História Oral são ferramenta essencial na construção da História. Somados a documentos e fotos, os relatos gravados dos que vivenciaram acontecimentos, momentos e fatos históricos enriquecem a compreensão do passado, fazem melhor entender o presente, ajudam a desenhar o futuro.

Galeria de fotos


Entrevistados


Relatores
Ex-presidente da República