Equipe

 

Diretor-Executivo (interino)

Daniel Veloso Couri

Economista pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em orçamento público pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) e mestre em economia do setor público pela UnB. É servidor público desde maio de 2006. Até 2008, foi analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento. De 2008 a 2014, foi auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), atuando na área de macroavaliação governamental. Desde 2014, é consultor do Senado Federal, tendo coordenado por dois anos a área de receita e macroeconomia da consultoria de orçamentos. Está na IFI desde a sua criação, no fim de 2016. Em agosto de 2019, se tornou membro do Conselho Diretor da Instituição para exercer mandato de quatro anos. Em abril de 2022 assumiu interinamente a Diretoria-Executiva da IFI. Escreve mensalmente para o Nexo.

 

Diretora

Vilma da Conceição Pinto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) e mestrado em Economia Empresarial e Finanças pela Escola Brasileira de Economia da Fundação Getulio Vargas – FGV/EPGE (2018). Foi assessora econômica na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (SEFA PR). É pesquisadora licenciada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - IBRE/FGV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em finanças públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: arrecadação tributária, reforma tributária, responsabilidade fiscal e déficit público.

 

Analistas

Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi

Doutor em economia pela FGV/EESP e mestre em economia pela USP, com foco em métodos econométricos (econometria teórica e aplicada). Recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional (2019) por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União. Publicou artigo sobre transparência licitatória de municípios paulistas na revista acadêmica Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, da FGV. Também possui experiência em pesquisas sobre o mercado de trabalho e sobre propriedades econométricas de técnicas de avaliação de políticas públicas, entre outros temas.

Alexandre Augusto Seijas de Andrade

Economista, com graduação e mestrado pela FEA-USP. Foi professor do curso de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), professor de cursos de MBA e de extensão da Fipe, onde também atuou como pesquisador entre 1998 e 2005. Foi economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada entre 2007 e 2011, acompanhando temas de atividade econômica, além de ter participado de trabalhos envolvendo projetos e pareceres. Atuou também como economista-coordenador da Votorantim Corretora entre 2011 e 2013, responsável pela elaboração de cenários macroeconômicos e setoriais, atendendo aos públicos interno e externo da corretora. Foi economista-chefe da empresa de consultoria GO Associados entre 2013 e 2016, responsável, entre outros, pela implantação de uma área de pesquisa macroeconômica. No Senado Federal, foi assessor da Senadora Lúcia Vânia entre 2016 e 2018, responsável pelo acompanhamento da tramitação e do conteúdo de projetos de lei nas comissões temáticas e no plenário da Casa, além de atuar diretamente na elaboração de relatórios legislativos para a parlamentar.

Pedro Henrique Oliveira de Souza

Formado em Economia na Universidade de Brasília (UnB). Foi estagiário da IFI entre 2019 e 2020. Recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional (2019) por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União.

Rafael da Rocha Mendonça Bacciotti

Mestre e bacharel em economia pela FGV/EESP. Foi analista da Tendências Consultoria, responsável pela análise e projeções dos indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho, tendo atuado também na elaboração de projetos com a aplicação de modelos econométricos (2009-2017). Tem artigos publicados nos principais jornais: Folha de S. Paulo, Valor Econômico e O Estado de S. Paulo.

 

Estagiários

Allanda Martins Dias

Graduanda de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília (UCB), atual estagiária de comunicação na IFI.

Pedro Ribeiro de Santana Gonzaga

Estudante de Economia pela Universidade de Brasília (UnB),  atual estagiário na IFI.

 

Assessora de Comunicação

Carla Cristina Osorio Caldas

Publicitária pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Artes Visuais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e designer gráfica pela Shillington Education. Atuou na TV Senado de 2009 a 2021, onde colaborou com a criação e a gestão da grade de interprogramação e liderou a reestruturação das redes sociais da emissora.

 

Secretária e assistente administrativa

Thuane Vieira Rocha

Licenciada em Letras Português/ Inglês (Unieuro), possui MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNIP) e em Gestão Pública (Unyleya). Cursou créditos do Mestrado Acadêmico em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade de Brasília (UnB). Aluna do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados.