Marcus Pestana foi professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (1989/2019). Especialista em Economia Brasileira e Macroeconomia (UJFJ/UFRJ). Secretário de Planejamento, Orçamento e Coordenação de Minas Gerais (1995/1998). Presidente da Junta de Programação Orçamentária e Financeira de Minas Gerais – JPOF (1995/1998). Membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados – CFT (2011/2018). Membro da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional em três anos. Relator da Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO (2017). Relator da Medida Provisória dos Royalties da Atividade Mineral – CFEM (2017). Chefe de Gabinete do Ministério das Comunicações (1998/2001). Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (2002). Em ambos os ministérios ocupou interinamente o posto de Ministro de Estado. Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais (2003/2010). Secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (1993/1994). Vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora (1983/1988). Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2007/2010). Deputado Federal por Minas Gerais (2011/2018). Membro dos Conselhos de Administração das empresas públicas Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG (2004), Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG (2005) e Correios do Brasil (1999/2001). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde – CONASS (2005/2006). Consultor Especial de Relações Institucionais da Rede de Ações Políticas pela Sustentabilidade – RAPS (2019). Consultor Especial da Associação Brasileira dos Planos de Saúde – ABRAMGE (2020/2022), da BIOMM S.A. (2019/2022) e do Instituto Teotônio Vilela (2019/2022). Membro do Conselho Consultivo da Johnson & Johson Med Tech (2021/2023). Autor entre outras publicações de “Pacto de Gestão: da municipalização autárquica à regionalização cooperativa” (2004), “Debate e Democracia: remando contra a maré” (2011), “A defesa do Brasil contra os equívocos da política governamental” (2017), e, “Transição política e retomada econômica no Brasil pós-impeachment” (2018). Organizador das publicações “Choque de Gestão na Saúde” (2011) e “O Brasil pós pandemia: uma visão de futuro” (2021).
|
| Diretor |
Alexandre Augusto Seijas de Andrade
Economista, com graduação e mestrado pela FEA-USP. Foi professor do curso de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), professor de cursos de MBA e de extensão da Fipe, onde também atuou como pesquisador entre 1998 e 2005. Foi economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada entre 2007 e 2011, acompanhando temas de atividade econômica, além de ter participado de trabalhos envolvendo projetos e pareceres. Atuou também como economista-coordenador da Votorantim Corretora entre 2011 e 2013, responsável pela elaboração de cenários macroeconômicos e setoriais, atendendo aos públicos interno e externo da corretora. Foi economista-chefe da empresa de consultoria GO Associados entre 2013 e 2016, responsável, entre outros, pela implantação de uma área de pesquisa macroeconômica. No Senado Federal, foi assessor da Senadora Lúcia Vânia entre 2016 e 2018, responsável pelo acompanhamento da tramitação e do conteúdo de projetos de lei nas comissões temáticas e no plenário da Casa, além de atuar diretamente na elaboração de relatórios legislativos para a parlamentar.
|
| Analistas |
Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi
Doutor em economia pela FGV/EESP e mestre em economia pela USP, com foco em métodos econométricos (econometria teórica e aplicada). Em 2021, foi premiado em 1o lugar no XXVI Prêmio do Tesouro Nacional por estudo que simulou o impacto fiscal de uma reforma administrativa. Em 2019, recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União. Publicou artigo sobre transparência licitatória de municípios paulistas na revista acadêmica Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, da FGV. Também possui experiência em pesquisas sobre o mercado de trabalho e sobre propriedades econométricas de técnicas de avaliação de políticas públicas, entre outros temas.
|
Pedro Henrique Oliveira de Souza
Formado em Economia na Universidade de Brasília (UnB). Foi estagiário da IFI entre 2019 e 2020. Recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional (2019) por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União.
|
Rafael da Rocha Mendonça Bacciotti
Mestre e bacharel em Economia pela FGV/EESP, professor dos cursos de graduação em Economia e Administração do IDP. Atuou como analista na área de Macroeconomia e Política da Tendências Consultoria entre 2009 e 2017.
|
| Assessora de Comunicação |
Carmensita Corso
Carmensita Corso é jornalista multimídia: direção, roteiro de vídeos e documentários, criação de conteúdo para internet, TV, Rádio e podcast, marketing político e consultoria e assessoria de comunicação. Chefe da Assessoria de Comunicação do SENAR, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por mais de 7 anos, onde coordenou campanhas como o debate e aprovação do novo Código Florestal e Projeto Biomas. Também atuou em grandes eventos, como COP 16, em Cancun, Fórum Mundial da Água, em Marsellie, e Rio +20. Assessora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Diretora e roteirista de vídeos, documentários, podcast e em campanhas políticas para TV, rádio e redes sociais. Entre elas, as duas do presidente Fernando Henrique Cardoso. Também foi redatora do programa de rádio do presidente FHC, durante os 8 anos de governo. Diretora de jornalismo da campanha de Eduardo Paes à prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008. Diretora de criação da campanha da primeira Senadora da Paraíba, Daniella Ribeiro,em 2018, e roteirista na campanha da primeira governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em 2022.
|
| Estagiários |
Gustavo Marciel de Queiroz
Graduando em economia e administração pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), teve atuação como estagiário no Instituto.CC na área de administração, desempenhando funções ligadas à consultoria e relações com os clientes. Também atuou em áreas relacionadas à vendas e prospecção de clientes, com foco em produtos digitais. Atualmente é estagiário em economia no Instituo Fiscal Independente (IFI).
|
João Pedro Gama de Araujo Bottino
Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Possui experiência como monitor acadêmico na disciplina de Econometria, com atuação em análises de dados de corte transversal e em painel.
|
Lukas Cortez de Medeiros Balogh Fagundes
Jornalista em formação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com experiência na área de comunicação pública. Já atuou na produção de conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa e cobertura de temas ligados à geopolítica e transporte rodoviário. Integrou a equipe de comunicação da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, do Ministério dos Transportes, onde realizou curadoria de conteúdo, roteirização de produtos e relacionamento com fontes. Anteriormente, trabalhou na Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa, atuando tanto na Central de Conteúdo, com produção de notícias e roteiros para rádio e TV, quanto na Assessoria de Imprensa, no apoio a eventos e coletivas. Iniciou sua carreira na Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É também formado em Design Gráfico pelo SENAC.
|
|

Márcio Eduardo Fernandes Domingos
Graduando de Comunicação Social - Jornalismo, no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Foi estagiário na Assessoria Especial de Comunicação Social da Advocacia-Geral da União (AGU) e jovem aprendiz na Assessoria de Comunicação do Zoológico de Brasília. Atual estagiário de jornalismo da Instituição Fiscal Independente - IFI.
|
| Administrativo |
Thuane Vieira Rocha Secretária-executiva e assistente administrativa
Licenciada em Letras Português/ Inglês (Unieuro), possui MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNIP) e em Gestão Pública (Unyleya). Cursou créditos do Mestrado Acadêmico em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados. Aluna da Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
|
Lucas Vinícius Penha Martins Bomfim Leal Assistente administrativo
Formado em Gestão de Serviços Jurídicos pelo Centro Universitário IESB e graduando em Gestão Pública pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como estagiário no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) e na Instituição Fiscal Independente (IFI), onde atualmente exerce a função de assistente administrativo.
|
|