Equipe

 

Diretor-executivo
WhatsApp Image 2023-06-30 at 16.00.12.jpeg

Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva

Marcus Pestana foi professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (1989/2019). Especialista em Economia Brasileira e Macroeconomia (UJFJ/UFRJ). Secretário de Planejamento, Orçamento e Coordenação de Minas Gerais (1995/1998). Presidente da Junta de Programação Orçamentária e Financeira de Minas Gerais – JPOF (1995/1998). Membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados – CFT (2011/2018). Membro da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional em três anos. Relator da Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO (2017). Relator da Medida Provisória dos Royalties da Atividade Mineral – CFEM (2017). Chefe de Gabinete do Ministério das Comunicações (1998/2001). Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (2002). Em ambos os ministérios ocupou interinamente o posto de Ministro de Estado. Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais (2003/2010). Secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (1993/1994). Vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora (1983/1988). Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2007/2010). Deputado Federal por Minas Gerais (2011/2018). Membro dos Conselhos de Administração das empresas públicas Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG (2004), Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG (2005) e Correios do Brasil (1999/2001). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde – CONASS (2005/2006). Consultor Especial de Relações Institucionais da Rede de Ações Políticas pela Sustentabilidade – RAPS (2019). Consultor Especial da Associação Brasileira dos Planos de Saúde – ABRAMGE (2020/2022), da BIOMM S.A. (2019/2022) e do Instituto Teotônio Vilela (2019/2022). Membro do Conselho Consultivo da Johnson & Johson Med Tech (2021/2023). Autor entre outras publicações de “Pacto de Gestão: da municipalização autárquica à regionalização cooperativa” (2004), “Debate e Democracia: remando contra a maré” (2011), “A defesa do Brasil contra os equívocos da política governamental” (2017), e, “Transição política e retomada econômica no Brasil pós-impeachment” (2018). Organizador das publicações “Choque de Gestão na Saúde” (2011) e “O Brasil pós pandemia: uma visão de futuro” (2021).

Diretores
Alexandre

Alexandre Augusto Seijas de Andrade

Economista, com graduação e mestrado pela FEA-USP. Foi professor do curso de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), professor de cursos de MBA e de extensão da Fipe, onde também atuou como pesquisador entre 1998 e 2005. Foi economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada entre 2007 e 2011, acompanhando temas de atividade econômica, além de ter participado de trabalhos envolvendo projetos e pareceres. Atuou também como economista-coordenador da Votorantim Corretora entre 2011 e 2013, responsável pela elaboração de cenários macroeconômicos e setoriais, atendendo aos públicos interno e externo da corretora. Foi economista-chefe da empresa de consultoria GO Associados entre 2013 e 2016, responsável, entre outros, pela implantação de uma área de pesquisa macroeconômica. No Senado Federal, foi assessor da Senadora Lúcia Vânia entre 2016 e 2018, responsável pelo acompanhamento da tramitação e do conteúdo de projetos de lei nas comissões temáticas e no plenário da Casa, além de atuar diretamente na elaboração de relatórios legislativos para a parlamentar.

Vilma

Vilma da Conceição Pinto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) e mestrado em Economia Empresarial e Finanças pela Escola Brasileira de Economia da Fundação Getulio Vargas – FGV/EPGE (2018). Foi assessora econômica na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (SEFA PR). É pesquisadora licenciada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - IBRE/FGV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em finanças públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: arrecadação tributária, reforma tributária, responsabilidade fiscal e déficit público.

 

Analistas
Alessandro

Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi

Doutor em economia pela FGV/EESP e mestre em economia pela USP, com foco em métodos econométricos (econometria teórica e aplicada). Recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional (2019) por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União. Publicou artigo sobre transparência licitatória de municípios paulistas na revista acadêmica Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, da FGV. Também possui experiência em pesquisas sobre o mercado de trabalho e sobre propriedades econométricas de técnicas de avaliação de políticas públicas, entre outros temas.

EduardoNogueira

Eduardo Jacomo Seraphim Nogueira

Mestrando em Economia na Universidade de Brasília (UnB), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV, Especialização em Auditoria Financeira pela UnB e Aperfeiçoamento em Intendência para Oficiais. É Consultor de Orçamentos do Senado Federal, foi Auditor no Tribunal de Contas da União, Auditor na Controladoria-Geral da União e Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil. Tem experiência nas áreas de Orçamento Público, Contabilidade Pública, Auditoria Financeira e Finanças Públicas.

Pedro

Pedro Henrique Oliveira de Souza

Formado em Economia na Universidade de Brasília (UnB). Foi estagiário da IFI entre 2019 e 2020. Recebeu menção honrosa no XXIV Prêmio do Tesouro Nacional (2019) por coautoria de estudo que simulou as despesas previdenciárias do RPPS da União.

Rafael

Rafael da Rocha Mendonça Bacciotti

Mestre e bacharel em economia pela FGV/EESP. Foi analista da Tendências Consultoria, responsável pela análise e projeções dos indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho, tendo atuado também na elaboração de projetos com a aplicação de modelos econométricos (2009-2017). Tem artigos publicados nos principais jornais: Folha de S. Paulo, Valor Econômico e O Estado de S. Paulo.

 

Estagiários

BrunaMayra

Bruna Mayra Sousa de Araújo

Graduanda de Ciências Econômicas na Universidade de Brasília (UnB).

estag_Gabriela

Gabriela Borges de Mello Leal

Graduanda de Comunicação Social - Audiovisual na Universidade de Brasília (UnB), atual estagiária de comunicação da Instituição Fiscal Independente - IFI.

Lucas_Martins_viniciusLucas Vinícius Penha Martins Bomfim Leal

Formado em Gestão de Serviços Jurídicos no Centro Universitário IESB, graduando de Gestão Pública na Universidade Católica de Brasília - UCB. Foi estagiário no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal - Crea-DF, e atualmente estagia no Instituição Fiscal Independente - IFI.

estag_MarcioMárcio Eduardo Fernandes Domingos

Graduando de Comunicação Social - Jornalismo, no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Foi estagiário na Assessoria Especial de Comunicação Social da Advocacia-Geral da União (AGU) e jovem aprendiz na Assessoria de Comunicação do Zoológico de Brasília. Atual estagiário de jornalismo da Instituição Fiscal Independente - IFI.

 

 

Secretária e assistente administrativa
Thuane

Thuane Vieira Rocha

Licenciada em Letras Português/ Inglês (Unieuro), possui MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNIP) e em Gestão Pública (Unyleya). Cursou créditos do Mestrado Acadêmico em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade de Brasília (UnB). Aluna do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados.