IFI e PNUD Brasil firmam parceria para troca de informações e planejamento estratégico
A Instituição Fiscal Independente assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD Brasil, nesta terça-feira (21/10). Uma parceria para aprofundar o debate sobre a situação fiscal e seus desafios atuais e futuros, gerando insumos para planejamentos estratégicos.
O diretor-executivo da IFI comemorou a parceria que chega num momento em que os organismos internacionais precisam ser fortalecidos, diante de questões importantes como desigualdade, clima e democracia.
"A experiência do PNUD, que cumpre um papel muito importante para o desenvolvimento dos países mais pobres, pode fomentar diálogos que são importantes para a IFI como superação da fome, da pobreza e a desigualdade", ressaltou Marcus Pestana.

O Representante Residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas também comemorou a parceria, destacou a confiança institucional que propicia o trabalho conjunto e colocou as ferramentas tecnológicas do PNUD à disposição da #IFI. "Esperamos que possa ser uma parceria frutífera." A colaboração prevê troca de informações, realização de eventos conjuntos e produção de artigos técnicos.
Debate sobre as questões orçamentárias e fiscais
A assinatura do Memorando de Entendimento foi seguida de um debate sobre as questões fiscais e orçamentárias do país com profissionais de diversas áreas do PNUD no Brasil.
Pestana apresentou a IFI e fez um resumo da atual realidade fiscal brasileira, com despesas obrigatórias crescentes, o que vai resultar num estrangulamento no orçamento.
"Nosso dia 'D' está chegando. Independente de quem seja o próximo presidente teremos que, fatalmente, fazer uma revisão de toda estrutura fiscal do país", alertou o diretor-executivo da #IFI.

Outro assunto do debate foi o estudo do analista da IFI, Alessandro Casalecchi, sobre "Cenários de longo prazo par a necessidade de financiamento da saúde".