Consulta Pública
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº 11 de 2020
(PEC 11/2020)
Autoria: Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE) e outros >
Senador Lasier Martins (PODEMOS/RS), Senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP), Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), Senador Major Olimpio (PSL/SP), Senador Jorge Kajuru (CIDADANIA/GO), Senador Plínio Valério (PSDB/AM), Senadora Leila Barros (PSB/DF), Senador Marcos do Val (PODEMOS/ES), Senador Roberto Rocha (PSDB/MA), Senador Alvaro Dias (PODEMOS/PR), Senador Romário (PODEMOS/RJ), Senador Flávio Arns (REDE/PR), Senador José Serra (PSDB/SP), Senador Jaques Wagner (PT/BA), Senador Marcelo Castro (MDB/PI), Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), Senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), Senadora Mailza Gomes (PP/AC), Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR), Senador Confúcio Moura (MDB/RO), Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA), Senador Chico Rodrigues (DEM/RR), Senador Fabiano Contarato (REDE/ES), Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), Senador Esperidião Amin (PP/SC), Senadora Simone Tebet (MDB/MS)
Ementa: Institui o Fundo Anticíclico de Combate à Pobreza – FACP; estabelece limites para a taxa de pobreza infantil; prevê que o FACP seja fonte de recursos para políticas de assistência social em caso de descumprimento dos limites de pobreza, bem como para premiação financeira de entes federativos que tenham avanços relevantes na área social; e dá outras providências.
O que é
A proposta visa criar o Fundo Anticíclico de Combate à Pobreza (FACP) para reduzir a pobreza infantil no Brasil. O fundo terá recursos próprios e será usado para financiar políticas de assistência social, premiar entes federativos que apresentarem avanços sociais e desenvolver áreas vulneráveis. Além disso, estabelece limites para a taxa de pobreza infantil e prevê medidas automáticas caso esses limites sejam ultrapassados.
O que diz o autor
As possíveis consequências dessa proposta são diversas:
- Para as crianças em situação de pobreza, haverá um aumento no valor dos benefícios sociais e maior acesso a esses benefícios, o que pode melhorar suas condições de vida.
- Para os entes federativos, haverá incentivos financeiros para aqueles que conseguirem reduzir a pobreza em suas regiões, promovendo maior empenho em políticas sociais.
- Para os bancos, haverá uma nova alíquota progressiva sobre o lucro, que será usada para financiar o FACP, o que pode impactar seus lucros líquidos.
- Para o governo federal, haverá a necessidade de gerenciar o fundo e garantir que os recursos sejam aplicados conforme as regras estabelecidas, além de ajustar a gestão orçamentária para incluir os aportes ao FACP.
- Para a sociedade em geral, a proposta pode contribuir para a redução da pobreza infantil e das desigualdades sociais, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
26 6
Votos apurados até 07/12/2025 12:06:26
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?