Ideia Legislativa
O Novo Exame Nacional do Ensino Médio
O desgaste psicológico e até esforço físico dos estudantes ao fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por causa do número de questões, os longos enunciados e textos para interpretação, que exigem, muitas das vezes, mais tempo do que o aceitável para leitura e compreensão.
A diminuição do número de questões objetivas das atuais 180 para 60, sendo 30 sobre Ciências da Natureza e Ciências Humanas (5 de Biologia, 5 de Química e 5 de Física; 5 de História, 5 de Geografia; 3 de Filosofia e 2 de Sociologia ou 3 de Sociologia e 2 de filosofia) e 30 questões sobre Linguagens e Matemática (10 de Língua Portuguesa, 5 do idioma escolhido: espanhol ou inglês e 15 de Matemática). Com o número menor de questões, a prova objetiva poderia ser feita em apenas um dia, no sábado, deixando apenas a redação para o domingo. Não haveria diminuição na complexidade do Enem, mas suas questões deveriam possuir enunciados menores, principalmente as de Humanas, devido ao tempo que os participantes empregam nas questões de Exatas com contas e verificações, sendo estas feitas normalmente primeiro, deixando o candidato extremamente cansado durante a leitura dos textos propostos. Isso ainda diminuiria o número e custo da produção de papel utilizado em dois cadernos de respostas (com 61, 62 folhas ao total) mais a folha de redação para apenas um caderno de respostas mais folha de rascunho e redação.
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Data limite para receber 20.000 apoios
07/03/2017
Ideia proposta por
HENRI S. - AC

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