Ideia Legislativa
Incentivo a formação e especialização para professores. Visa melhorar a qualidade do ensino em salas de aula que carecem de bons professores
No atual sistema educacional, os professores são desvalorizados. É evidente a falta de profissionais para suprir os cargos em todo país. Ademais, os existentes tem pouca preparação e quase nenhum deles busca se especializar em áreas referentes ao seu domínio que poderiam ajudar na didática e em seu conhecimento para as aulas. Com isso, os atuais profissionais enfrentam longas jornadas de trabalho, salas lotadas, o estresse diário, falta de infraestrutura adequada e uma formação em serviço frágil.
Países como a Finlândia tem propostas que contemplam não apenas o salário dos profissionais, mas também planos de carreira bem estruturados, boa formação inicial e em serviço e ambientes de trabalho de qualidade. Como resultado disso, esse país ocupa posição de destaque nos rankings do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Para tornar o sistema educacional do Brasil o mais próximo o possível do sistema Finlandês, é necessário melhorar o salário dos docentes de acordo com os anos de trabalho, oferecendo aumentos percentuais anuais, além de auxilio residência, alimentação e acompanhamento psicológico para lidar com o estresse. A formação prática deve entrar no currículo dos formandos em áreas relacionadas à docência, com horas de trabalho em creches, consultórios psicológicos e pedagógicos. Além de exigido um estagio de auxiliar de professor. Para incentivar a formação em tais áreas, o governo deve promover novas políticas que ofereçam auxílios aos formandos que optarem pela área, além de oferecer bolsas para mestrado após o fim do curso, isso deve se ligar a um aumento salarial aos que se especializarem.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
01/03/2017
Ideia proposta por
MATEUS F. - MT

Confirma?