Ideia Legislativa
Criação de vagões formados exclusivamente por assentos preferenciais nos trens e metrôs, e de áreas específicas dentro dos ônibus urbanos.
Embora a lei 10.048/00 garanta a existência de assentos preferenciais dentro dos transportes públicos, a realidade de quem necessita utilizar-se desses assentos é um pouco mais complicada: uma vez ocupados os assentos por pessoas da categoria (idosos, gestantes, deficientes, etc), as demais pessoas que estão sentadas nos assentos comuns não oferecem lugar às pessoas necessitadas que estão em pé e, o que se vê nos transportes públicos são vários idosos, gestantes e demais integrantes do público de prioridades em pé, enquanto as demais pessoas estão sentadas.
A proposta inclui a criação de um vagão (primeiro vagão) exclusivamente composto por assentos com indicação de preferencial, de forma que todos os lugares possam ser ocupados por pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Na ausência dessas pessoas, o uso seria livre, como funciona hoje. Além disso, a indicação desse primeiro vagão com placas e indicativos para que os idosos e demais pessoas do grupo preferencialmente se dirijam até ele para o embarque. Ressalta-se que os demais vagões devem continuar oferecendo os atuais assentos preferenciais que são oferecidos hoje. Em SP existe o "Embarque preferencial" em algumas estações de metrô, porém, como não funciona em outras estações, muitas vezes quando o trem chega na estação que oferece o serviço o vagão já está lotado de pessoas sem necessidades especiais. A implementação dessa forma, identificando todos os assentos como preferenciais deve diminuir o uso por pessoas não necessitadas e melhorar a qualidade do transporte público para os grupos prioritários. Nos ônibus, a sugestão seria de aproximadamente 30% dos assentos totais, preferencialmente os localizados na frente do veículo, fossem marcados de forma destacada a utilização pelo público preferencial. Hoje em muitos veículos a marcação não é muito chamativa e as pessoas, além de sentarem-se nesses assentos, muitas vezes dormem e, com isso, não é possível ao prioritário solicitar seu uso.
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
24/11/2016
Ideia proposta por
ANDREA R. R. - SP

Confirma?