Ideia Legislativa
Permitir que o mesmo cidadão que elegeu um presidente, possa tira-lo atráves de uma consulta de popula anual, pelo voto não obrigatório.
Com o fim das eleições e vitória da atual presidente, o país se viu diante de uma polarização política. A candidata eleita, não cumpriu com suas principais promessas de campanha. Deixando claro que mentiu, ou apenas usou os meios de comunicação para se reeleger. No atual momento a presidente eleita está com níveis baixíssimo de popularidade. Além de que sua politica às vessas do que diria que ia fazer está levando o país para uma recessão. Uma democracia nova como a brasileira, enquanto não amadurece, necessita de mecanismos para coibir aventureiros que usa o poder e os meios de comunicação para se eleger, muitas vezes criando um cenário fantasioso para o eleitor. E após eleito simplesmente diz que esqueçam tudo o que eu disse.
O Senador Cristovam Buarque, tem um projeto e lei que permitira que se 5% dos eleitores estivesse insatisfeito com o governo daquele momento, poderia fazer uma "petição" para tirá-lo. A minha ideia é um pouco diferente: todo o ano o governo passaria por uma eleição para saber o grau de sua popularidade, isso seria automático, por exemplo todo 2º domingo de dezembro ocorreria o dia D, o dia que os eleitores se manisfesta nas urnas para expor o que acha do governo escolhido pela maioria na eleição "principal". A sugestão é a seguinte: todo fim de ano o governo passe pela consulta popular, o voto não é obrigatório, se o índice de popularidade for abaixo de 11%(em relação aos seus votos nas primeiras eleições) o governo deixa o poder e assume o segundo colocado. O segundo colocado vai passar também pelo mesmo processo, se sua popularidade for abaixo de 11% em relação a sua votação nas primeiras eleições no segundo turno, ele deixa o governo e novas eleições são convocadas. Fiz um comparativo aqui com a ultima eleição: Para a Dilma sair do governo ela teria que ter uma popularidade abaixo de: 4326768,8 de votos.(foi usado 10% para o calculo) Caso a Dilma saísse e o Aécio assumisse, na consulta popular anual ele teria que ter menos de: 3489721,1 (foi usado 10% para o calculo) Isso seria num mandato de 05 anos. Em uma única eleição já teríamos 02 governos eleitos praticamente. O primeiro e o segundo colocados no segundo turno da eleição. Só poderia participar da reeleição na eleição seguinte o candidato que terminasse o mandato. a reeleição continua. e o mandato seria de 05 anos. e o voto não seria obrigatório. Caso o presidente fique impedido de governar no ultimo ano de mandato, o congresso elegeria uma deputado para o cargo, ou como hoje assumisse o presidente da casa.
3 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
27/04/2016
Ideia proposta por
ALESSANDRO C.

Confirma?