Ideia Legislativa
Destinação de 5% dos reursos anuais daáre da educação para educação inlusiva.
Com mais de 24,5% de pessoas com algum tipo de deficiencia em território nácional, as pessoas com deficiencia tem pouca chance de oportunidades e inserção social em virtude de baixos níveis de escolaridade. Essa problematica acerca das educação da pessoa com deficiencia deve ser resolvida dando maiores condições para esse segmento ter acesso e permanencia dentro da escola. Com esse aumento de pessoa com deficiencia a demanda por escola passam a ser maior e necessáriamente se faz necessário mais recursos para realização desta parcela significativa de cidadãos que procurará a escola, fazendo necessário então aumentar os recursos voltados a educação inclusiva.
Recursos para a educação inclusiva Para quem não enxerga ou não consegue se movimentar, equipamentos, objetos e brinquedos inclusivos possibilitam um aprendizado mais fácil A criança chega à escola sem falar ou mexer braços e pernas. É possível ensiná-la a ler, por exemplo? Sim, e na sala regular. Para quem tem deficiência, existe a tecnologia assistiva, composta de recursos que auxiliam na comunicação, no aprendizado e nas tarefas diárias. As chamadas altas tecnologias são, por exemplo, livros falados, softwares ou teclados e mouses diferenciados. "Existem recursos para comandar o computador por meio de movimentos da cabeça, o que ajuda quem tem lesão medular e não move as mãos", afirma a fisioterapeuta Rita Bersch, diretora do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, em Porto Alegre, onde as crianças que aparecem nesta reportagem são atendidas. Já as baixas tecnologias são adaptações simples, feitas em materiais como tesoura, lápis ou colher. Com o mesmo intuito de promover a inclusão, há brinquedos que divertem crianças com e sem deficiência. Os mostrados aqui foram feitos por alunos de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina. Já os livros táteis são do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, de Florianópolis. O educador da classe regular pode procurar esses materiais na sala de atendimento educacional especializado (a sala de apoio). "Nela, o professor especializado oferece recursos e serviços que promovem o acesso do aluno ao conhecimento escolar. Por isso, o diálogo entre os dois profissionais é fundamental", afirma Rosângela Machado, coordenadora de Educação Especial do município de Florianópolis. Confira alguns materiais que podem favorecer a aprendizagem da sua turma.
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Data limite para receber 20.000 apoios
25/12/2015
Ideia proposta por
WARLEY V. - SP

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