Ideia Legislativa
Torna obrigatória nos cursos de nível superior a exigência mínima de quatro disciplinas de língua portuguesa, independente do curso.
Boa parte dos universitários do país não demonstram um domínio razoável da língua portuguesa, cometendo reiteradamente erros de ortografia oficial, concordâncias verbais e nominais, bem como de regências. Dominar os conhecimentos básicos da língua portuguesa deveria ser obrigação de todo estudante a nível superior, seja ele de instituição de ensino pública ou particular. Independente da natureza do curso, conhecendo a língua oficial do país, torna mais fácil a adequação para o aprendizado dos termos técnicos e específicos que cada área de atuação tem. É sabido que os ensinos fundamental e médio já têm, durante todo o currículo escolar, a disciplina de língua portuguesa em sua grade escolar, porém, nem todos os alunos que ingressam na faculdade são detentores do conhecimento necessário para redigirem um bom texto ou até mesmo para que possam manter uma boa comunicação escrita e até mesmo oral.
A presente ideia legislativa tem por finalidade valorizar a língua oficial do Brasil, cada vez mais abandonada pelos jovens e estudantes em geral. Vem com o objetivo de tornar obrigatória, nos cursos de nível superior, a inclusão de pelo menos quatro disciplinas voltadas para o estudo da língua portuguesa: sua ortografia oficial, classes de palavras, concordância e regência verbal e nominal, interpretação textual e vocabulário técnico e específico à área de atuação dos futuros profissionais. Alguns cursos já dispõem em suas grades uma ou duas disciplinas voltadas para a matéria, mas em sua maioria, apenas a título revisional. A ideia legislativa vem para tornar obrigatória na grade curricular a inclusão da disciplina, a ser distribuída de acordo com o melhor entendimento da instituição de ensino, desde que não seja inferior a quatro matérias durante o percorrer do curso de formação. Médicos, engenheiros, matemáticos, biólogos, geógrafos, advogados, etc. Concluindo, todos os profissionais do brasileiros devem ter o conhecimento mínimo de sua língua pátria.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
25/12/2015
Ideia proposta por
THIAGO D. R. C. - RJ

Confirma?