Você está aqui: Página Inicial Conselho de Transparência e Controle Social Conselheiros
Ferramentas Pessoais
Acessar

Conselheiros

 

Domingo Meirelles
Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, ABI – Jornalista. Em 50 anos de carreira, trabalhou em revistas, jornais. Desde 1985, atua em televisão como repórter e apresentador, tendo participado de coberturas nacionais e internacionais para programas como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter, da Rede Globo. Na mesma emissora, apresentou por sete anos o programa Linha Direta. Atuou ainda no jornalismo do SBT. Atualmente comanda o programa Repórter Record Investigação, da Rede Record de televisão.


Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Uma das mais antigas organizações de classe brasileiras, a ABI é capitulo importante da história do Brasil , com participação ativa e relevante em defesa dos princípios democráticos básicos - direitos civis, liberdade de imprensa e respeito aos direitos humanos. Criada em abril de 1908, para lutar por direitos previdenciários da categoria profissional que representa, ao longo de sua história, a ABI consolidou-se como voz e espaço de lutas e campanhas da sociedade brasileira. Sempre com presença marcante em defesa de liberdade e da democracia Esteve na linha de frente, por exemplo, nos anos 50, na campanha vitoriosa pela criação da Petrobrás e também nos 20 anos de combate à ditadura militar, quando teve até mesmo parte de sua sede histórica, no centro do Rio de Janeiro, destruída em atentado a bomba de 1976. Doze anos depois, no mesmo prédio, construído nos anos 30 e que é marco da arquitetura moderna brasileira, foi realizado um dos mais simbólicos atos de fim da ditadura – a ultima reunião do Conselho de Censura.


Natália Paiva
Diretora-executiva da Transparência Brasil, é formada em jornalismo pela UFC, tem mestrado em comunição e semiótica pela PUC-SP e mestrado em administração pela IE Business School, em Madri. Foi repórter de economia da Folha de S.Paulo e é fellow do programa de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos.

 

Transparência Brasil
A organização Transparência Brasil foi criada em 2000, marcando como objetivo a luta contra a corrupção. Faz acompanhamento e expõe levantamentos sobre a incidência de corrupção em municípios, estados e na esfera federal. Também registra históricos da movimentação na vida pública de parlamentares federais e estaduais.  Composta por pessoas físicas e organizações não governamentais (ONGs), é sediada em São Paulo. Em 2006, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria "Melhor Contribuição à Imprensa".

A Transparência Brasil disponibiliza gratuitamente, pela internet, publicações, serviços, ferramentas e bancos de dados com todo seu conteúdo — arquivos, levantamentos e acompanhamentos.

 

Jorge Abrahão
Engenheiro e empresário, Jorge Abrahão é o terceiro diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, eleito em 2010 e reeleito em 2012. Seus antecessores foram os empresários Ricardo Young e Oded Grajew.

Abrahão tem 56 anos e também atua como membro do Global Compact da ONU, da Comissão Nacional para a Rio+20, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, da Rede Nossa São Paulo e do Conselho do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Participou do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Presidência da República, foi coordenador-geral do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo, coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e integrou a coordenação nacional da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives).

 

Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip (organização da sociedade civil de interesse público), sem fins lucrativos. Atua para mobilizar, sensibilizar e ajudar empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos oriundos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é hoje polo de organização e divulgação de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas e possibilidades para auxiliar as empresas a analisar as práticas de gestão e aprofundar o compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Essa atuação faz do Ethos, que tem sede em São Paulo, referência internacional nesses temas, desenvolvendo projetos em parceria com diversas entidades mundo afora.

 

Elga Mara Teixeira Lopes
Diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal - Jornalista e advogada, com especialização em Inteligência Competitiva e Relações Internacionais, pela Universidade Paris V. Servidora efetiva do Senado Federal, esteve à frente da Secretaria de Opinião Pública e do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis). Especialista em opinião pública, área em que atua desde 1997. No Senado,  também coordenou série de pesquisas de opinião pública, além de publicações como Senado Federal em Perguntas e Respostas e Guia de Fontes de Informação do Senado Federal.


Márcio Sampaio Leão Marques
Diretor da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação do Senado Federal


Virginia Malheiros Galvez
Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal - Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, é servidora do Senado Federal desde 1998, onde ingressou por concurso público. Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, atuou em jornais impressos, entre eles O Globo e Folha de S. Paulo, e em televisão. Dirigiu a TV Senado, coordenou o projeto de expansão digital da TV e da Rádio Senado e a Assessoria de Imprensa institucional e representou o Senado Federal no Conselho Consultivo da Anatel.


Regina Bezerra da Silva Fontes
Coordenadora de Relacionamento com o Cidadão do Senado Federal.