15/05/2024

Grau de insatisfação com as indenizações pagas pela Braskem atinge patamar de 85%

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do Senador Rogério Carvalho (Partido dos Trabalhadores – SE), para ouvir a opinião das vítimas do afundamento de solo em Maceió, Alagoas, a respeito dos acordos firmados com a empresa Braskem. Entre os dias 22 e 25 de abril de 2024, 1.727 vítimas foram entrevistadas por telefone, de acordo com cadastro fornecido pela CPI da Braskem para a realização da pesquisa.

Para contribuir com os trabalhos da CPI da Braskem, a pesquisa traz diagnóstico acerca do nível de satisfação das vítimas com sua vida atual, notadamente no que tange às indenizações recebidas em virtude da realocação de suas residências e/ou comércios. Os resultados auferidos refletem somente a opinião dos participantes da pesquisa.

O levantamento mostra o grau de insatisfação geral dos entrevistados com a ação dos poderes públicos e com a assistência prestada pela empresa. Há também um panorama da qualidade de vida e da condição econômica das famílias após o desastre ambiental.

Sobre o valor total das indenizações recebidas, a maioria absoluta, (76%), declara estar insatisfeita ou muito insatisfeita. É alto também (86%) o índice de entrevistados que considera injusto o fato de a Braskem ter se tornado proprietária ou possuidora de toda a área pública e privada da região atingida.

Acessar relatório