A transparência e os desafios dos sites públicos na sociedade da informação: a experiência do Senado Federal

Valéria Castanho

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar em que medida os sites públicos estão se tornando mais transparentes em decorrência das exigências da atual legislação e do empoderamento da sociedade da informação. Com esse propósito, focalizam-se especificamente algumas das avaliações realizadas pelo Senado Federal entre 2013 e 2017, com o objetivo de aquilatar a transparência de seu próprio site institucional: pesquisas com cidadãos, Índice de Transparência Legislativa, Lei de Acesso à Informação e diretrizes da Inter-Parliamentary Union. Nesse contexto, questiona-se a relação entre publicidade, visibilidade e transparência, para demonstrar que nem sempre mais publicidade e visibilidade de informações implica mais transparência. Conclui-se que, apesar da maior visibilidade de informações proporcionadas pela internet, ainda falta muito para que se atinja a transparência necessária à sociedade do conhecimento. Entre outros fatores, cita-se a necessidade de investir na inclusão digital e social, bem como de buscar uma comunicação pública que saiba interagir devidamente com o cidadão.

Palavras-chave

Legislativo. Senado. Transparência. Sites públicos. Comunicação pública.

Título, resumo e palavras-chave em inglês

The transparency and challenges of public websites of the information society: the experience of the Federal Senate

The goal of this article is to analyze the extent to which public websites are becoming more transparent due to the demands of current legislation and the empowerment of the information society. With this purpose in mind, the analysis focuses specifically on some of the evaluations carried out by the Federal Senate between 2013 and 2017 with the aim of assessing the transparency of its own institutional website: citizen surveys, the Legislative Transparency Index, the Law of Access to Information and guidelines of the Inter-Parliamentary Union. In this context, the relationship between publicity, visibility, and transparency is questioned to demonstrate that more publicity and visibility of information does not always imply more transparency. The article concludes that despite greater visibility of information provided by the internet, more work still remains in order to reach the transparency needed for the information society. Among other factors, this includes the need to invest in digital and social inclusion, as well as searching for a way of public communication that properly interacts with the citizen.

Legislative. Senate. Transparency. Public sites. Public communication.

Como citar este artigo

(ABNT)
CASTANHO, Valéria. A transparência e os desafios dos sites públicos na sociedade da informação: a experiência do Senado Federal. Revista de Informação Legislativa: RIL, Brasília, DF, v. 56, n. 222, p. 265-285, abr./jun. 2019. Disponível em: http://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/56/222/ril_v56_n222_p265

(APA)
Castanho, V. (2019). A transparência e os desafios dos sites públicos na sociedade da informação: a experiência do Senado Federal. Revista de Informação Legislativa: RIL, 56(222), 265-285. Recuperado de http://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/56/222/ril_v56_n222_p265