Metodologia de avaliação e planejamento parlamentar: um estudo de caso sobre o seu impacto na elaboração de políticas públicas

Antonio Manoel Timbó Lima Gomes

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia participativa e sua aplicação e utilidade na avaliação qualitativa e quantitativa de um mandato parlamentar. Tal metodologia compreende questões relacionadas à qualidade e ao impacto dos projetos apresentados e da comunicação, à participação em comissões permanentes, aos temas do mandato, assim como à implantação de uma estratégia de planejamento de um mandato com base nos resultados e no impacto da avaliação. Outro aspecto relevante é a relação entre o planejamento e as políticas públicas que serão o foco de mandato parlamentar. Trata-se de um trabalho de natureza descritiva e desenvolvido com base num estudo de caso.

Palavras-chave

Metodologia de avaliação e planejamento. Mandato Parlamentar. Políticas Públicas. Planejamento.

Título, resumo e palavras-chave em inglês

ASSESSMENT METHODOLOGY AND PARLIAMENTARY PLANNING: A CASE STUDY ABOUT ITS IMPACT ON PUBLIC POLICY DEVELOPMENT

The aim of this work is to make known and to submit an application and the utility of a participatory methodology designed to assess a parliamentary mandate and comprises issues related to a qualitative and quantitative assessment, quality and impact of the presented projects, participation in commissions, themes of the mandate, quality and impact of communication, as well as implement a strategy of planning a mandate from the results and from the impact of the assessment. Another relevant aspect is a relationship between the planning and the public policies that will be the focus of a parliamentary mandate. It is a work of descriptive nature and that was developed from the approach of a case study.

ASSESSMENT AND PLANNING METHODOLOGY. PARLIAMENTARY MANDATE. PUBLIC POLICY. PLANNING.

Como citar este artigo

(ABNT)
GOMES, Antonio Manoel Timbó Lima. Metodologia de avaliação e planejamento parlamentar: um estudo de caso sobre o seu impacto na elaboração de políticas públicas. Revista de informação legislativa: RIL, v. 54, n. 215, p. 179-193, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/54/215/ril_v54_n215_p179>.

(APA)
Gomes, A. M. T. L. (2017). Metodologia de avaliação e planejamento parlamentar: um estudo de caso sobre o seu impacto na elaboração de políticas públicas. Revista de informação legislativa: RIL, 54(215), 179-193. Recuperado de http://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/54/215/ril_v54_n215_p179