Perguntas Frequentes
Faça uma pesquisa nas bases de dados da Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI, que, por consistir em um catálogo coletivo de 12 bibliotecas do Distrito Federal, disponibiliza majoritariamente apenas referências bibliográficas e não o texto completo dos documentos.
Para realizar a busca somente no âmbito da Biblioteca do Senado, acesse o catálogo e escolha a base SEN. Caso deseje visualizar a referência completa do documento, clique no número localizado à esquerda do campo Autor.
Os registros recuperados após a pesquisa e pertencentes ao acervo da Biblioteca do Senado poderão ser consultados no local. Se for de seu interesse, solicite uma pesquisa ou cópias de artigos de periódicos e/ou capítulos de livros enviando mensagem para biblioteca@senado.leg.br.
Ressalte-se que os recursos eletrônicos (bases de dados nacionais e internacionais e periódicos eletrônicos) estão disponíveis apenas aos usuários internos.
Acesse a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) e faça uma pesquisa. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, sendo o acesso e o download gratuitos. A BDSF contém textos integrais de livros, obras raras, artigos de revistas e de jornais, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
Para realizar o cadastro, é necessário pertencer a um dos grupos a seguir:
- parlamentares (senadores e deputados federais);
- servidores ativos e inativos do Senado Federal;
- estagiários do Senado Federal;
- consultores legislativos e de orçamento da Câmara dos Deputados; e
- Bibliotecas sediadas no Distrito Federal.
A Biblioteca do Senado Federal recebe doações de livros, obedecendo à sua política de seleção e aquisição. A doação de obras impressas requer o preenchimento do Termo de doação de publicações para a Biblioteca, que deverá ser encaminhado com o(s) livro(s) ao endereço:
Nas bases de dados da RVBI, você tem acesso às referências bibliográficas das publicações. Em alguns casos, é possível, também, acessar o texto integral. Na maioria das vezes, para ter acesso aos documentos e consultar as obras, é necessário ir pessoalmente à Biblioteca.
Não é possível disponibilizar todo o acervo da Biblioteca, antes de tudo, em respeito à Lei de Direitos Autorais. Para que uma obra seja disponibilizada em texto integral na Internet, é necessário que os direitos autorais já estejam expirados ou que o autor e editor autorizem sua divulgação. Além disso, mesmo que as publicações já estejam em domínio público ou com os direitos cedidos, é necessário realizar uma seleção dos documentos a serem digitalizados, pois a digitalização e disponibilização dessas obras é um processo caro e trabalhoso.
Não. Os livros publicados pelo Senado Federal são vendidos, a preço de custo industrial, pela Livraria do Senado Federal. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Livraria
Para obter a exposição de motivos/justificação de uma lei, contate o Arquivo do Senado Federal:
- E-book para tablets, celulares e computadores. Para abrir o livro digital, é necessário ter um aplicativo capaz de ler arquivos ePUB, como Stanza, iBooks, Kindle ou outros: http://bit.ly/C88-epub
- Em PDF: http://bit.ly/C88-pdf
- Em PDF com texto em inglês: http://bit.ly/C88-english
- Texto completo na web: http://bit.ly/C88-web
- Em papel. Exemplares são vendidos pela Livraria do Senado nos formatos livro, separata e tabloide: Informações pelo telefone (061) 3303-3575 / http://bit.ly/C88-papel
- Texto original de 1988 e todas as emendas aprovadas desde então: http://bit.ly/C88-emendas
- Em áudio: http://bit.ly/C88-audio
- Em CD-ROM. Neste caso, como há custo para produção, o exemplar é cobrado: http://bit.ly/C88-cdrom
- Em Braille. Distribuída gratuitamente pelo Senado para entidades especializadas. Informações pelo telefone (061) 3303-3776 / http://bit.ly/C88-braille