Perguntas Frequentes

Exibir Data e Hora em HTML Atualizado em
Como posso saber se a Biblioteca do Senado Federal tem um determinado livro, revista ou recurso eletrônico?

Faça uma pesquisa no catálogo coletivo da catálogo da RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas), que agrega os acervos de 11 bibliotecas do Distrito Federal. O catálogo disponibiliza majoritariamente referências bibliográficas e não o texto completo dos documentos.

Para realizar a busca somente no âmbito da Biblioteca do Senado, acesse o catálogo e escolha a opção Senado Federal. Caso deseje visualizar a referência completa do documento, clique no número localizado à esquerda do campo Autor.

Os registros recuperados após a pesquisa e pertencentes ao acervo da Biblioteca do Senado poderão ser consultados no local, se não estiverem emprestados. Se for de seu interesse, solicite uma pesquisa ou cópias de artigos de periódicos e/ou capítulos de livros enviando mensagem para biblioteca@senado.leg.br.

Ressalte-se que os recursos eletrônicos (bases de dados nacionais e internacionais e periódicos eletrônicos) estão disponíveis apenas aos usuários internos.

Como posso saber se a Biblioteca tem um determinado livro ou outro documento em formato digital?

Acesse a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) e faça uma pesquisa. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, sendo o acesso e o download gratuitos. A BDSF contém textos integrais de livros, obras raras, artigos de revistas e de jornais, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

Como posso obter cópias de documentos de meu interesse?

A Biblioteca do Senado Federal está autorizada a fornecer cópias de artigos de periódicos e de capítulos de livros, mediante o pagamento antecipado via transferência ou depósito bancário para a Conta Única do Tesouro Nacional. O valor de cada página copiada é de R$ 0,30. Não são permitidas cópias de livros na íntegra, em cumprimento à legislação de direitos autorais vigente no Brasil. O atendimento é realizado presencialmente no balcão ou pelo e-mail: biblioteca@senado.leg.br.

Posso me cadastrar e fazer empréstimo de livro na Biblioteca do Senado Federal?

Para realizar o cadastro, é necessário pertencer a um dos grupos a seguir:

  • parlamentares (senadores e deputados federais);
  • servidores ativos e inativos do Senado Federal;
  • estagiários do Senado Federal;
  • consultores legislativos e de orçamento da Câmara dos Deputados;
  • Bibliotecas sediadas no Distrito Federal; e
  • Empregados terceirizados vinculados a contratos vigentes firmados com o Senado Federal.
Assim que o cadastro for efetivado, o usuário já pode fazer o empréstimo domiciliar pelo prazo estabelecido a cada grupo.
Como posso doar livros para a Biblioteca do Senado Federal?

A Biblioteca do Senado Federal recebe doações de livros, obedecendo à sua política de seleção e aquisição. A doação de obras impressas requer o preenchimento do Termo de doação de publicações para a Biblioteca, que deverá ser encaminhado com o(s) livro(s) ao endereço:

Serviço de Desenvolvimento de Coleções – Sedeco
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Senado Federal -  Palácio do Congresso, Anexo II  -  Térreo
Brasília - DF - CEP: 70165-900
Telefone: (61) 3303-4378
Por que todo o acervo da Biblioteca não é disponibilizado em texto integral na Biblioteca Digital?

Não é possível disponibilizar todo o acervo da Biblioteca, antes de tudo, em respeito à Lei de Direitos Autorais. Para que uma obra seja disponibilizada em texto integral na Internet, é necessário que os direitos autorais já estejam expirados ou que o autor e editor autorizem sua divulgação. Além disso, mesmo que as publicações já estejam em domínio público ou com os direitos cedidos, é necessário realizar uma seleção dos documentos a serem digitalizados, pois a digitalização e disponibilização dessas obras é um processo caro e trabalhoso.

Qual é a diferença entre a pesquisa no catálogo coletivo da RVBI e a pesquisa na Biblioteca Digital do Senado Federal?

No catálogo coletivo da RVBI, você tem acesso às referências bibliográficas das publicações. Em alguns casos, é possível, também, acessar o texto integral. Na maioria das vezes, para ter acesso aos documentos e consultar as obras, é necessário ir pessoalmente à Biblioteca.

Na Biblioteca Digital, os documentos estão disponibilizados em texto completo, pois já estão em domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, exceto algumas coleções restritas, cujo acesso é exclusivo dos servidores do Senado Federal mediante autenticação.
A biblioteca faz doação de livros publicados pelo Senado Federal?

Não. Os livros publicados pelo Senado Federal são vendidos, a preço de custo industrial, pela Livraria do Senado Federal. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Livraria

Fax: (61) 3303-4258
Telefone: (61) 3303-3575, 3303-4755
Como posso solicitar a exposição de motivos de leis?

Para obter a exposição de motivos/justificação de uma lei, contate o Arquivo do Senado Federal:

Telefones: (61) 3303-3425 / 3303-4076
Fax: (61) 3303-3646
Como posso ter acesso gratuito ao texto integral da Constituição Federal do Brasil?
Há 7 opções: