Ações de Equidade

 

Plano de Ação da Rede Equidade

Referencial Estratégico e Indicadores 2022/2024

O Plano de Ação tem como objetivo de traduzir o compromisso ético da Rede Equidade em ações, sendo um elo na corrente da promoção de uma civilização melhor e de um futuro mais promissor para grupos historicamente marginalizados e invisibilizados socialmente.

 

Março Mulheres

No mês de março, organizamos, em parceria com a Procuradoria da Mulher no Senado, diversos eventos para a reflexão sobre os direitos das mulheres e as assimetrias de gênero e raça. Confira a Programação do Março Mulheres de 2022.

 

 

Coleção Escritoras do Brasil

A coleção Escritoras do Brasil, de iniciativa da Coordenação de Biblioteca, resgata escritoras do século XIX e busca dar visibilidade ao trabalho intelectual de escritoras brasileiras que acabaram esquecidas, valorizando, assim, atividades, produção e pensamento da mulher na construção da história do Brasil.

 

Senado contra o Assédio Sexual e Moral

Trabalhamos para conscientizar toda a Casa sobre a importância de prevenir e combater o assédio. As ações incluem palestras, rodas de conversa e de leitura, campanhas e a distribuição de materiais informativos, além da criação do Curso de Assédio Moral e Sexual, disponível para o público interno e externo na plataforma Saberes do ILB.

 

Racismo em Pauta

O projeto promove o enfrentamento ao racismo em quatro frentes: divulgação de entrevistas com colaboradores negros atuantes na Casa, publicação de conteúdo em efemérides relacionadas às questões raciais, produção de material para mídias sociais a fim de combater o uso de expressões racistas e a criação de uma série de artigos na Intranet com o mesmo nome do projeto.

 

 

Roda de Leitura

Realizado pela Biblioteca do Senado, desde maio de 2017, o evento aberto ao público, promove uma conversa interativa todo mês, nas quintas-feiras à tarde, durante a qual são apresentados temas que permeiam diversas obras e autores, escolhidos a partir de demandas dos participantes. O assunto equidade é recorrente nas rodas.

 

Plano de Equidade de Gênero e Raça: 2021/2023

Além de português, o Plano está disponível em inglês e em espanhol e é o instrumento de gestão adotado pelo Senado Federal para a promoção de atividades relacionadas à igualdade de gênero e raça. É constituído por objetivos, metas, prazos e indicadores, de modo que estejam alinhados com as melhores práticas e dentro da perspectiva de que o Parlamento deve ser visto como referência nas suas iniciativas de responsabilidade social.

 

Programa de Assistência à Mãe Nutriz no Senado

Criação: Atos da Comissão Diretora nºs 3/2016 e 3/2019

Ação: Garante jornada de trabalho de seis horas para as servidoras efetivas e comissionadas até o último dia do mês em que a criança completar quinze meses de vida. Pelo Plano de Equidade de Gênero e Raça 2019-2021 o prazo foi estendido para 24 meses.

 

Curso EAD “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha”

Disponível gratuitamente na Plataforma Saberes do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) ao público interno e externo, on-line e sem tutoria, o curso foi planejado com carga de 60 horas, distribuídas em três módulos desdobrados em nove unidades. Por meio do estudo, reflexão e diálogo busca disseminar conhecimentos sobre a Lei nº 11.340, de 2006, popularmente conhecida como a Lei Maria da Penha.

 

Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em decorrência da Violência Doméstica e Familiar

Criação: ATC nº 04/2016 Objetivo: Dar oportunidades de emprego a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica em decorrência de violência doméstica ou familiar.

Ação: Destina 2% das vagas nos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado Federal, com 50 ou mais trabalhadores(as), para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar, desde que o contrato envolva cinquenta ou mais trabalhadores, atendida à qualificação profissional necessária. Uma ideia inovadora do Senado Federal que passou para a Lei de Licitações nº 14.133, de 2021. Outros órgãos já replicam o Programa.

 

 

Indicadores de Gênero e Raça da Força de Trabalho do Senado Federal

Realizada desde 2014, bianualmente, os indicadores possibilitam conhecer o perfil funcional da Casa, pelo tipo de vínculo, sexo/gênero, cor/raça e etnia, escolaridade, faixa etária, estado civil, tipo de cargo, especialidade e função exercida.

 

 

Folder - SENADO FEDERAL na promoção da equidade de gênero e raça

Com o intuito de facilitar a visualização e a distribuição dos programas e ações do Senado Federal na Promoção da Equidade de Gênero e Raça, foi elaborado um folder com o conteúdo dividido em tópicos. Esperamos que gostem e compartilhem!

 

 

 

 

 

 

 

Videoaulas sobre Temas Contemporâneos de Gênero e Raça

Série de 22 vídeos, apresentados pelos professores Lia Zanotta Machado, Profª Titular de Antropologia da Universidade de Brasília e Mário Theodoro, Professor-Doutor em Política Social da Universidade de Brasília, que aborda temas de gênero e raça.

A experiência tem como público-alvo pessoas que almejam aprender temas essenciais de gênero e raça, como a igualdade e diversidade de gênero, a divisão sexual do trabalho, participação das mulheres na política, políticas públicas e transversalidade de gênero, entre outros.

 

Observatório Equidade no Legislativo

O Observatório Equidade no Legislativo é uma das ações do Plano de Equidade de Gênero e Raça 2021-2023, já concluída, e tem por objetivo coletar e sistematizar informações sobre o perfil da representação étnico-racial e de gênero no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas estaduais. Em linhas gerais, o objetivo é disponibilizar conteúdo e, assim, possibilitar o desenvolvimento de estudos acerca do assunto. O Painel pode ser acessado na página principal do Senado Federal.

 

 

 

 

 

Exposição virtual Senadoras do Brasil

Desde a posse da primeira senadora, Eunice Michiles, em 1979, até atualidade (fev/2022), tivemos 63 senadoras e 576 senadores homens. Isso revela o desafio para o alcance da paridade de gênero e raça na representação política brasileira.

A exposição tem como objetivo mostrar a Representação Política Feminina no Senado Federal.

 

Guia de Inclusão e Diversidade LGBTQIA+

Guia lançado em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28/06, e com o propósito de informar. Ele traz informações sobre a diversidade de gênero, o conceito, a identidade, o significado da sigla, as datas importantes para a comunidade LGBTQIA+ e muito mais!

 

Outubro Rosa

Em outubro, Senado e Câmara, associados a uma rede de parceiros, realizam inúmeras ações para promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, um dos tipos de câncer que mais matam as mulheres. Confira a Programação do Outubro Rosa de 2022.

 

E-book Racismo em Pauta

Dividido em dois volumes, o e-book Racismo em Pauta - Volume 1 é uma coletânea de textos publicados nas páginas do Senado Federal nos anos de 2019 a 2021, com 20 artigos produzidos pelo Grupo de Trabalho de Afinidade de Raça do Senado.