Ações de Equidade


  • Março Mulheres

No Senado Federal, o mês de março é marcado por diversas atividades que promovem a reflexão, discussão e análise de questões relacionadas a equidade de gênero e a violência contra mulheres.

  • Outubro Rosa

Em outubro, Senado e Câmara unem esforços com diversas entidades parceiras para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, a importância do autoexame, do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado.

  • Curso de Defesa Pessoal para Mulheres

Com a parceria da Secretaria de Polícia do Senado e do Instituto Legislativo Brasileiro, o treinamento é composto de aula teórica tendo por objetivo a reflexão sobre o contexto histórico e social da violência que atinge as mulheres, bem como estimular, mediante aulas práticas, o desenvolvimento de habilidades físicas para autodefesa.

Realizado desde 2014, cerca de 600 mulheres já foram beneficiadas nos treinamentos.

  • Roda de leitura

Realizado pela Biblioteca do Senado, desde maio de 2017, o evento aberto ao público, promove uma conversa interativa todo mês, nas quintas-feiras à tarde, durante a qual são apresentados temas que permeiam diversas obras e autores, escolhidos a partir de demandas dos participantes. O assunto equidade é recorrente nas rodas.

  • Exposição virtual “Heroínas Negras e Indígenas do Brasil”

A exposição virtual “Heroínas Negras e Indígenas do Brasil”, em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ambos celebrados em 25 de julho, tem por objetivo homenagear as heroínas brasileiras negras e indígenas que foram inscritas no Livro de Heróis e Heroínas do Brasil e outras popularmente reverenciadas como heroínas. A mostra faz parte da campanha “Racismo em Pauta". Confira a exposição virtual.

  • Relatório de Ações de Equidade 2019

O relatório apresenta, em imagens, as ações de Equidade de Gênero e Raça desenvolvidas pelo Comitê e outras unidades da Casa, no decorrer do ano de 2019. Para acessar o relatório clique aqui.