A detecção precoce do câncer de mama salva vidas — e a informação é o primeiro passo

08/10/2025 12h40

No Senado Federal, a campanha ganhou destaque com a emocionante exposição “A Jornada”, promovida pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar). A mostra, inaugurada no dia 1º de outubro com a presença da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, integra as ações do Outubro Rosa e apresenta retratos que contam histórias de superação de mulheres — e também de um homem — diagnosticados com câncer de mama.

A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e da ampliação das políticas públicas de enfrentamento à doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 os casos de câncer de mama devem aumentar em 38% em todo o mundo.

Na mesma noite, o Congresso Nacional foi iluminado em apoio à campanha. As torres e cúpulas do Senado e da Câmara receberam projeções com frases e imagens que destacam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o esforço é constante:“Mais um mês de outubro começa e mais uma vez precisamos estar atentos e vigilantes sobre o câncer de mama. A evolução no tratamento é imensa, e quanto mais cedo a lesão é descoberta, maiores são as chances de cura.”

Já a diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Juliana Borges, ressaltou o impacto simbólico das projeções no prédio histórico do Parlamento: “Essas intervenções transformam a icônica arquitetura de Niemeyer em uma verdadeira tela, capturando a atenção do público e promovendo o engajamento cívico. Além disso, reforçam o compromisso do Congresso com a transparência e a participação cidadã.”