Publicações

Boletim Técnico: Gênero e Violência Política
2023
Este boletim propõe uma análise a partir do recorte feito na pesquisa, que enfocou a presença feminina na política e os óbices que as candidatas enfrentam em várias instâncias: família, partido e eleitores.
Observatório da Mulher Contra a Violência e DataSenado.
Saiba mais 

Mulheres e Poder 
2022

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião inédita em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) e a
Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal.
Saiba mais 

Mulheres no Esporte
2021

O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), realizou pesquisa qualitativa para
ouvir brasileiras que atuam como atletas, paratletas e técnicas desportivas sobre experiências e perspectivas em relação à igualdade de gênero no ambiente esportivo. As entrevistas foram realizadas entre 07 de dezembro de 2019 e 05 de março de 2020.
Saiba mais 

Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher 
2021
O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, lança a nona edição da Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A pesquisa de opinião bianual acompanha a percepção das mulheres brasileiras sobre a violência doméstica e familiar desde 2005. Naquele ano, a primeira edição do levantamento serviu de subsídio para a formulação da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.
Saiba mais

Histórias de amor tóxico: a violência contra as mulheres
2020

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e o Observatório da Mulher contra a Violência decidiram publicar o presente livro. Os artigos aqui reunidos tratam da atualidade da violência contra mulheres como um problema social a ser combatido pelo Estado e tratam também das políticas públicas utilizadas no seu enfrentamento.
Saiba mais 

Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
O Observatório da Mulher contra a Violência, em parceria com o Instituto de Pesquisa DataSenado, apresenta pesquisa qualitativa realizada com vistas a aprofundar a compreensão acerca do desempenho das políticas públicas de enfrentamento da violência contra as mulheres. A partir de entrevistas em profundidade com atores-chave, traz a análise de diversos pontos relacionados a fatores determinantes para o melhor funcionamento das políticas em questão.
2018
Saiba mais 

Mulheres na Política
2015
Eleições de 2014: o tema tem movimentado todo o país. Neste cenário, e buscado compreender melhor os motivos que levam o Brasil a ser um dos países com menos representatividade feminina em cargos eletivos, o DataSenado, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, apresenta os resultados da pesquisa de opinião “Mulheres na Política.”
Saiba mais 

Comissão Parlamentar mista de inquérito: Relatório Final - Violência Contra a Mulher
Relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada "com a finalidade de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão por parte do poder público com a relação à aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência".
2013
Saiba mais