apresentacao

05/04/2024 10h30

Em comemoração aos 200 anos do Senado Federal, o Google Arts & Culture lança, nesta segunda-feira (25), uma nova mostra virtual com o acervo artístico, passeio virtual com Street View e histórico dos espaços físicos da instituição, projetados por Oscar Niemeyer.

A Casa trabalhou em parceria com o Google Arts & Culture, para criar uma mostra on-line com temas, imagens e narrativas que destaca o acervo da Casa. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante solenidade especial em comemoração ao bicentenário:

— O Senado abriga um valioso acervo do patrimônio artístico brasileiro, com obras de artistas ilustres, traduzindo-se em valores históricos e culturais incalculáveis, motivo de orgulho para todos. São peças importantes que retratam a grandeza da produção artística no nosso país.

A parceria proporciona uma viagem na rica coleção do Museu do Senado que contém, por exemplo, quadros, painéis, gravuras, tapeçarias e esculturas em estilos diversos de Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti e Marianne Peretti.

Além disso, o projeto envolveu a digitalização de alguns dos espaços do Senado no Google Street View, para que qualquer pessoa possa ter a experiência imersiva de visita virtual.

A coleção conta com nove histórias, incluindo 290 fotos do edifício e obras de arte do Museu, localizado no Salão Nobre.

Segundo a coordenadora, Cristina Monteiro, o Museu do Senado tem uma história fantástica, que merece ser compartilhada com o cidadão. Fazer parte do Google Arts & Culture, segundo ela, é uma conquista sem precedentes para a instituição.

— Embora o Museu do Senado tenha sido criado, oficialmente, apenas em 1991, o nosso acervo é composto por obras de inestimável valor, muitas das quais datam da época do império, numa linha do tempo que passa por diferentes épocas até chegar aos dias atuais.

Ela ressalta que fazer parte do Google Arts & Culture, especialmente neste ano em que o Parlamento brasileiro comemora 200 anos de história, é um presente.

— Não só para os servidores do Senado, mas também para toda a humanidade, que agora poderá navegar online, por um vasto tesouro público, sem precisar sair de casa — afirma Cristina.