Morre Judite Melo, autora de uma das obras do acervo permanente

https://www12.senado.leg.br/institucional/museu/bloco-noticias-destaques/brasil-perde-judite-melo-sua-obra-integra-o-acervo-do-museu
17/06/2020 15h20

O senador Rogério Carvalho (de paletó azul) e a obra de Judite Melo, no dia em que ela foi doada ao Museu do Senado. Crédito da foto: Divulgação


Reconhecida como uma das principais expressões da arte sacra sergipana, a escultora Judite Melo faleceu na madrugada desta terça-feira (16) no município de Estância (SE). Autodidata, com obras expostas por todo o país e também no exterior, Judite Melo é autora de “Imaculada Conceição cercada pelos cinco anjos”.

A obra integra o acervo permanente do Museu do Senado, após ter sido doada no ano passado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). A escultura, de cerâmica e com 68 centímetros de altura, é uma representação de Nossa Senhora da Conceição.

O senador, que lidera a bancada petista no Senado, enviou a seguinte manifestação sobre a morte da artista: "Quando falamos de Dona Judite, lembro do abraço aconchegante, do olhar carinhoso e da alegria dela em saber da nossa admiração por sua arte. No nosso último encontro, fui pegar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dona Judite fez com tanta delicadeza. O que me conforta a alma é que a riqueza da sua arte está eternizada no Senado Federal. Nossa solidariedade aos familiares pela despedida. E minha eterna admiração à querida dona Judite".

Judite Melo é o nome artístico de Maria Judite de Melo Andrade. Ela completou 95 anos no dia 6 de maio. Começou a produzir depois de criar um presépio em argila e desenvolveu o seu talento na mesma medida em que conquistou crescente reconhecimento. Estava há 17 dias internada em Estância, onde foi enterrada na tarde desta terça (16).