23/12/2015

Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros

A corrupção é apontada pelos brasileiros como o maior problema do país. Essa é a constatação da última edição da pesquisa O cidadão e o Senado Federal, realizada semestralmente pelo DataSenado em todo o país desde 2010. Quando perguntados sobre qual seria a sua maior preocupação hoje, 27% dos entrevistados assinalaram a corrupção. A saúde ficou em segundo lugar na lista, com 21% das respostas, seguida por segurança pública, com 15%. A análise das edições anteriores da pesquisa indica um crescimento da preocupação dos brasileiros com o emprego e o custo de vida, que ocuparam, respectivamente, o quarto e o quinto lugar.

Os resultados indicam também que os brasileiros continuam pessimistas em relação ao futuro. Como foi observado na última edição da pesquisa, a maior parte dos entrevistados (40%) avalia que a sua condição econômica vai piorar nos próximos seis meses. Além disso, quando questionados sobre a sua condição econômica nos seis meses anteriores, 62% afirmaram que ela piorou.

O Congresso Nacional continua sendo considerado um órgão essencial para a democracia, apesar de haver uma redução no número de cidadãos que compartilham dessa opinião. Também, a maioria dos respondentes, 66%, acredita que o Senado pode ajudar muito a resolver os problemas do país.

A pesquisa avaliou ainda o nível de interesse dos brasileiros pela política. A maior parte dos entrevistados afirmou ter um interesse médio por política (42%), apesar de a maioria declarar que mantém conversas sobre o tema durante mais de cinco dias na semana (34%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 21 de dezembro de 2015 e ouviu 1.084 cidadãos por meio de entrevistas telefônicas. A amostra é composta por habitantes de todos os estados da federação.