05/11/2018

Maioria de internautas defende fim do horário de verão

Em enquete realizada pelo DataSenado em novembro, 55% dos participantes manifestaram apoio ao Projeto de Lei no 438/2017, que proíbe a adoção dos chamados horários especiais, como o de verão, em qualquer região do território nacional e época do ano. Por outro lado, 44% dos respondentes rejeitaram a proposta.

 

 

Entre os que apoiam o fim do horário especial, quase 90% acreditam que o nível de consumo de energia elétrica não seria alterado na hipótese de aprovação do projeto de lei. Em contrapartida, entre os que defendem a manutenção dos horários especiais, aproximadamente 80% acham que a proibição a eles levará ao aumento do uso da eletricidade.

 

 

Questionados se as alterações de horário causam ou não causam problemas de saúde aos brasileiros, os participantes se dividiram em percentuais próximos. Enquanto 47% afirmaram que sim, 46% acreditam que não e 6% não souberam responder.

 

 

A enquete ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 1 e 31 de outubro de 2018. Neste período, recebeu 12.970 respostas.

 

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.