Índice nacional de violência doméstica e familiar contra mulheres (30%) é ainda maior nos estados do Rio de Janeiro (36%), de Rondônia (37%) e do Amazonas (38%).
Pesquisas
Uma pessoa transgênero tem a possibilidade de retificar a identidade de gênero em seu registro civil desde 2018, mas infelizmente existe uma grande lacuna no que diz respeito a informações de gênero no Brasil. Acesse o primeiro estudo do DataSenado com essa população-alvo.
O DataSenado realizou pesquisa, em parceria com o Senador Rogério Carvalho (PT – SE), para ouvir as vítimas do afundamento de solo em Maceió, sobre os acordos firmados com a Braskem. Entre os dias 22 e 25 de abril de 2024, 1.727 vítimas foram entrevistadas por telefone.
O DataSenado, em parceria com o gabinete da Senadora Soraya Thronicke (Podemos – MS), realizou pesquisa de opinião sobre carga horária, produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores. Entre os dias 27 de março e 3 de abril de 2024, 4.330 cidadãos foram entrevistados por telefone.
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou resultados da 21ª edição da pesquisa Panorama Político com informações sobre como as notícias falsas e a polarização política podem impactar as eleições no Brasil.
A 21ª edição da Pesquisa Panorama Político mostra que 24% dos brasileiros afirmam ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses em função de algum crime cibernético, tal como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.
DataSenado revela que 40% dos brasileiros não se posicionam politicamente. A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho, quando foram entrevistados, por telefone, 21.808 cidadãos, em amostra representativa da população.
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete da Senadora Leila Barros (PDT/DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito das queimadas que assolaram o país nas últimas semanas.
O Instituto DataSenado revelou dados alarmantes sobre a violência doméstica contra mulheres negras no Brasil. A pesquisa, realizada com 13.977 brasileiras negras de 16 anos ou mais.
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou os resultados da pesquisa nacional que subsidia a análise do Projeto de Lei nº 2.234, de 2022, proposta em deliberação no Senado Federal para legalizar, regulamentar e fiscalizar jogos como cassinos, casas de bingo, vídeo bingo e jogo do bicho.
O DataSenado, em parceria com o gabinete do Senador Eduardo Girão, realizou uma pesquisa nacional para avaliar a visão dos brasileiros sobre a legalização da venda do cigarro eletrônico. O levantamento, conduzido por telefone, entrevistou 1.220 cidadãos com 16 anos ou mais.
Percentual de brasileiras que declaram já ter sofrido algum tipo de agressão ao longo da vida chega a 28% e, nos últimos 12 meses antes da pesquisa, 3,7 milhões de brasileiras (7%) declaram ter sofrido agressão, havendo testemunhas em 70% dessas agressões, embora em apenas 29% dos casos um adulto presente ajudou a vítima.