Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher - DataSenado 2023

Percentual de brasileiras que declaram já ter sofrido algum tipo de agressão ao longo da vida provocada por um homem chega a 30% e quase metade (48%) das vítimas que pediram Medida Protetiva afirmam que já houve descumprimento por parte do agressor.
21/11/2023 08h47

A 10ª edição da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher mostra que 30% das mulheres do país já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Dentre elas, 76% sofreram violência física, índice que varia de acordo com a renda. Enquanto 64% das mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar e que recebem mais de seis salários mínimos declaram ter sofrido violência física, esse índice chega a 79% entre as vítimas com renda de até dois salários mínimos.

O levantamento, realizado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) a cada dois anos, integra série histórica iniciada em 2005 e tem por objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país. Acesse aqui o relatório completo e aqui o material de divulgação da pesquisa.

 

 

 

Acessar painel interativo com a série histórica