Epidemia diminui renda de brasileiros

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional para ouvir os brasileiros sobre a epidemia do coronavírus no país. Resultados mostram que a crise afetou a renda da maioria da população.
29/04/2020 12h00

Maioria dos brasileiros (68%) afirmam que a renda familiar diminuiu em meio à epidemia de coronavírus no país. Para 26%, ela permaneceu igual e para 6%, ela aumentou. Os resultados fazem parte de pequisa de opinião nacional, realizada pelo DataSenado, sobre a epidemia do coronavírus no país.

Nesse sentido, 97 % concordam com a concessão de auxílio financeiro a trabalhadores informais de baixa renda durante a crise causada pelo coronavírus. A medida, aprovada pelo Congresso Nacional no final de março, faz parte do esforço do Legislativo para implementar ações que atendam às dificuldades enfrentadas pela população no atual momento.

 

 

 

Em relação ao contágio pelo coronavírus, 93% da população afirmam que não sentiram sintomas como tosse, febre alta ou falta de ar recentemente. Por outro lado, 7% perceberam os sintomas. Entre os que sentiram os sintomas mencionados, apenas 9% tentaram fazer o teste para identificar se tinham o coronavírus.

 

 

 

 

Foram entrevistados 1.200 brasileiros distribuídos por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis realizadas no período de 18 a 23 de abril de 2020. O delineamento amostral foi do tipo estratificado, totalmente probabilístico, com alocação proporcional entre as unidades da Federação. Para análise dos resultados da pesquisa, cada estimativa divulgada no relatório é acompanhada das respectivas margens de erros (Anexo 1 do relatório), calculadas com nível de confiança de 95% e considerando o delineamento amostral.