Denúncias de espionagem

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (88,2%) teve conhecimento das denúncias sobre espionagem dos americanos feita contra autoridades brasileiras, inclusive contra a presidente da República, e defende apuração dos fatos por considerar que o Brasil foi desrespeitado.
09/10/2013 00h00

Brasileiros consideram espionagem um desrespeito ao país

A maioria dos brasileiros - 88,2% - teve conhecimento das denúncias sobre espionagem dos americanos feita contra autoridades brasileiras, inclusive a presidente da República, e defende apuração profunda dos fatos por considerar que o Brasil foi desrespeitado. Os altos índices de conhecimento e indignação alcançam todas as classes sociais - 100% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos tiveram conhecimento do fato e 81,9% entre os que declararam não possuir renda.

A convicção de que o Brasil foi desrespeitado é majoritária em todos os segmentos, alcançando 87,8% do total de entrevistados. O aprofundamento das investigações também é defendido por 85,2%, chegando a 89,3% no Nordeste.

Os números são de pesquisa telefônica do DataSenado, feita com 881 pessoas em todo o Brasil, entre os dias 18 e 30 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.