Atendimento prestado por Santas Casas é bem avaliado pela população, aponta pesquisa

Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 52% avaliaram o atendimento prestado pelo SUS por meio das Santas Casas com bom ou ótimo. Outros 26% afirmaram que a assistência médica nessas instituições é melhor na comparação com serviços prestados pelo SUS em outros hospitais nos mesmo municípios.
05/12/2018 09h00

O atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das Santas Casas foi avaliado como bom ou ótimo por 52% dos entrevistados ouvidos em pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado. Além disso, 26% afirmaram que a assistência médica nessas instituições é melhor na comparação com serviços prestados pelo SUS em outros hospitais nos mesmos municípios.

 

 

 

No total, o levantamento considerou sete aspectos relacionados à atuação das Santas Casas. A localização foi o mais bem avaliado. Ela foi considerada boa ou ótima por 90% das pessoas ouvidas. Em seguida, está o quesito condição de higiene, em que esse percentual chegou a 65%.

A qualidade do atendimento médico foi avaliada como boa ou ótima por 53% dos entrevistados, mesmo percentual atribuído à qualidade das instalações das Santas Casas. Por outro lado, os menores índices de avaliação boa e ótima foram atribuídos ao tempo de espera para agendamento (30%) e para atendimento (25%).

Embora 75% dos respondentes tenham afirmado que a Santa Casa do município em que moram tinha os equipamentos necessários para o atendimento, 83% opinaram que os recursos financeiros destinados a ela são insuficientes.

A Pesquisa de Satisfação com as Santas Casas foi realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. O levantamento ouviu 877 pessoas entre os dias 15 de agosto e 13 de setembro de 2018. Entre os entrevistados, 697 avaliaram o atendimento recebido pessoalmente na instituição médica do município em que moram. Outros 109 não receberam atendimento, mas afirmaram conhecer alguém que recebeu. Entre esses últimos, 90 afirmaram poder avaliar o atendimento médico prestado ao conhecido. Aqueles que não foram atendidos(as) ou responderam que não conseguiam avaliar o atendimento recebido pelo conhecido não fizeram parte do público-alvo analisado na pesquisa.