Após 20 anos de vigência, três em cada quatro brasileiros já ouviram falar sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

O DataSenado, em parceria com o gabinete do Senador Paulo Paim (PT – RS), realizou pesquisa de opinião sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, em celebração aos 20 anos de sua promulgação. Nos dias 11 a 17 de julho de 2023, 2.013 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone.
02/10/2023 07h12

O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do Senador Paulo Paim (Partido dos Trabalhadores – RS), para ouvir a opinião dos brasileiros sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, em celebração aos 20 anos de sua promulgação. Nos dias 11 a 17 de julho de 2023, 2.013 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira. Entre estes, 1.008 pessoas com até 59 anos de idade e outras 1.005 pessoas idosas, aquelas com mais de 60 anos de idade.

A pesquisa revelou que, apesar de 75% da população afirmar já ter ouvido falar sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, apenas 6% possuem alto nível de conhecimento sobre ele. A pesquisa também mostrou que 73% das pessoas acreditam que o Estatuto da Pessoa Idosa é apenas ocasionalmente respeitado, enquanto 20% das pessoas idosas sentem que ele nunca é devidamente cumprido.

Outro resultado obtido pela pesquisa foi que, enquanto a maioria das pessoas com menos de 60 anos avalia sua qualidade de vida como ótima ou boa, menos da metade dos idosos compartilha desse sentimento, especialmente aqueles com renda familiar mais baixa.

Quando se trata de acessibilidade, há desafios em áreas como calçadas e transporte público, apesar de locais como comércios e prédios públicos serem vistos positivamente pelas pessoas idosas. A pesquisa destaca a necessidade de contínuos esforços para garantir os direitos e o bem-estar das pessoas idosas no Brasil. Acesse aqui o relatório resumido e aqui a versão completa.