Ferramentas Pessoais
Acessar

Inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio

Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o PLS 38/2015, que propõe incluir a cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio, 90% de internautas se manifestaram a favor da proposta, enquanto 10% foram contra.
26/05/2015 09:50
Inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio

www.pixabay.com

O DataSenado, em parceria com a Agência Senado, realizou, de 4 a 17 de maio, enquete sobre o projeto de lei do Senado (PLS 38/2015) que propõe incluir a cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio.

O internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no currículo do ensino médio do Brasil?”. De acordo com o resultado, 90% foram a favor da proposta, enquanto 10% de internautas foram contra.

O projeto propõe alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir a disciplina cidadania como disciplina obrigatória do ensino médio, tratando dos seguintes temas e conteúdos: Direito Constitucional, noções de cidadania e democracia; o papel e as atribuições dos parlamentares e dos Chefes do Poder Executivo do Brasil; Direito do Consumidor, além de noções de educação fiscal.

O autor do projeto, senador Reguffe (PDT-DF), defende que tão importante quanto o ensino de português ou matemática é a escola ensinar os princípios básicos da Constituição Federal, a importância de se exigir uma nota fiscal, noções de Direito do Consumidor, e, também, que os jovens possam conhecer as funções de vereadores, deputados, senadores e governantes.

No espaço Comente o Projeto, o cidadão Valdir do E. Santo, de Minas Gerais, disse ser a favor do projeto. Segundo ele, "no passado os estudos sociais nos auxiliavam a ter uma compreensão das divisões de poderes e federação, mas havendo um aprendizado específico das responsabilidades e funções teremos por certo uma ‘massa’ critica que amadurecerá novas gerações” (sic). Já para Márcia Regina Enferdi Tenereli, do Paraná, o “currículo não precisa de mais disciplinas, precisa ser ampliado para ‘caber’ as que já existem para que sejam ministradas com qualidade. Cidadania se aprende exercendo”(sic).

Período: 4/5/2015 a 17/5/2015
Número de votos: 1.950
Você é a favor ou contra a inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no currículo do ensino médio do Brasil? (PLS 38/2015)

*Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.

registrado em: ,