Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses
O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do senador Flávio Arns (Partido Socialista Brasileiro – PR) para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito dos casos de violência nas escolas. Nos dias 9 e 10 de maio de 2023, 2.068 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira.
Percepção dos profissionais e voluntários no enfrentamento à fome no Brasil
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou, em parceria com o gabinete do senador Paulo Paim (PT-RS), Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), pesquisa de opinião qualitativa com profissionais, trabalhadores, voluntários e agentes de iniciativas de combate à fome e à insegurança alimentar nos municípios das cinco regiões brasileiras. O levantamento faz parte de uma série de estudos, iniciada com o ciclo de audiência públicas para debater a fome no Brasil proposto pelo Presidente da CDH por meio do requerimento 13/2023.
Redes sociais e notícias falsas
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito de notícias falsas veiculadas nas plataformas digitais. O levantamento mostra que a maioria dos brasileiros (80%) acredita que criação de uma lei específica de combate às fake news contribui para diminuir a quantidade de notícias falsas nas redes sociais.
Oito a cada dez participantes já se sentiram lesados em relação ao seu tempo como consumidores
O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei n° 2.856 de 2022, que altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre o tempo como um bem jurídico, aperfeiçoar a reparação integral dos danos e prevenir o desvio produtivo do consumidor.
Tema
Data