Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 225 de 2023
(PLP 225/2023)
Autoria: Senador Jorge Seif (PL/SC) e outros >
Senador Eduardo Girão (NOVO/CE), Senador Plínio Valério (PSDB/AM), Senador Jaime Bagattoli (PL/RO), Senador Alan Rick (UNIÃO/AC), Senador Marcos Rogério (PL/RO), Senador Carlos Viana (PODEMOS/MG), Senador Carlos Portinho (PL/RJ), Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)
Ementa: Altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, para dispor sobre a concessão de empréstimos com recursos públicos a países estrangeiros.
O que é
O projeto propõe alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal para exigir que a concessão de empréstimos com recursos públicos a países estrangeiros dependa de autorização específica do Senado Federal. A proposta também estabelece que esses pedidos de autorização devem incluir informações detalhadas sobre o projeto a ser financiado, a capacidade de pagamento do tomador do empréstimo, as garantias oferecidas e os benefícios para a sociedade brasileira.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para o governo federal, haverá um controle mais rigoroso sobre a concessão de empréstimos a países estrangeiros, exigindo maior transparência e justificativa técnica.
- Para o Senado Federal, a proposta aumentará a responsabilidade e o volume de trabalho, pois será necessário analisar e aprovar cada pedido de empréstimo.
- Para os países estrangeiros que buscam empréstimos do Brasil, o processo pode se tornar mais demorado e burocrático, dependendo da aprovação do Senado.
- Para a sociedade brasileira, a medida pode proporcionar maior segurança de que os recursos públicos serão utilizados de forma benéfica e transparente, evitando possíveis prejuízos financeiros e políticos.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 26/12/2025 20:34:15
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?