Ideia Legislativa
Tornar obrigatório (mas não necessariamente vinculante) o parecer do Consultor Legislativo no Processo Legislativo das Casas Legislativas
No Senado Federal e na Câmara dos Deputados a produção legislativa possui, na maioria dos casos, um trabalho de qualidade. Todavia, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores, nem sempre isso acontece. O que estamos vendo hoje na maioria dos Estados e Municípios é uma produção legislativa de qualidade inferior a importância que o Nobre Poder Legislativo corresponde para a sociedade. São leis que não ajudam em nada a sociedade, inócuas, até, as vezes, trazem prejuízos de ordem jurídica e fática para a população. Não sabem os parlamentares estaduais e municipais que a Lei, muito mais do que um emaranhado de palavras, é um valoroso instrumento de mudança comportamental da população e, se usada da maneira correta, pode incentivar a mudança dos rumos do país. Era isso o que os parlamentares deveriam estar fazendo: utilizando a ferramenta das leis para mudar o país de maneira efetiva.
Parlamentares não estão produzindo leis interessantes, pois precisam gastar, legitimamente, sua verba de gabinete com a atividade parlamentar; não existe a disposição de pagar um pós-graduado em direito constitucional, ambiental, consumidor, tributário, políticas públicas, educação, etc, para se debruçar sobre a competência estadual ou municipal e produzir leis que visem mudar o cenário daquela Unidade da Federação. Assim, a ideia é que seja editada uma PEC determinando que todas as Casas Legislativas devem possuir uma Consultoria Legislativa efetiva e que seja obrigatório no processo de produção da legislação (ordinária, complementar, emenda constitucional, resolução, decreto legislativo...) que haja um parecer de um Consultor Legislativo efetivo analisando o projeto e propondo alterações se for o caso (aperfeiçoamentos, melhorias, etc). Este parecer seria obrigatório, mas não seria vinculante, ou seja, o projeto poderia ser aprovado mesmo se o Consultor Legislativo efetivo entendesse que ele não deveria passar. A princípio a ideia pode parece não ter efeito, mas este parecer obrigatório começará a plantar uma boa semente na mente dos parlamentares que com o tempo começarão a pedir auxílio dos Consultores Legislativo efetivos Especializados para produzir leis que realmente mudem a sociedade. A proposta seria incluir a Subseção IV, da Seção VIII, do Capítulo I do Título IV da CF/88, com uma redação mais ou menos assim: "Subseção IV Da Consultoria Legislativa Art. 69-A. O Senado Federal, A Câmara dos Deputados, As Assembleia Legislativas, as Câmaras de Vereadores e a Câmara Legislativas deverão possuir em sua estrutura administrativa um órgão de Consultoria Legislativa composto por Consultores Legislativos efetivos. § 1º É obrigatório, mas não vinculante, o parecer técnico do Consultor Legislativo efetivo no Processo Legislativo das Casas Legislativas referidas no caput deste artigo." Com essa criação, a qualidade das Leis iria ser cada vez melhor.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
25/03/2017
Ideia proposta por
HUMBERTO C. D. A. G. F. - PB

Confirma?