Ideia Legislativa
Como preparar melhor um policial militar para que se torne menos truculento e mais consciente de seus deveres para a sociedade.
Hoje o que mais vemos é a violência policial contra o cidadão. Grande parte da sociedade teme mais a polícia que o bandido, visto que os policiais cometem excessos, ou muitas vezes esquecem que sua missão é proteger o cidadão. Vemos casos de abuso de poder, humilhação, intimidações, ofensas, agressões físicas, sem contar nos esquemas de corrupção e banditismo dentro da própria polícia. É claro que corruptos e bandidos dentro da polícia são minoria, e essa é uma questão de educação. Entretanto, a truculência e falta de habilidade social por parte dos policiais é geral. O que temos na verdade são policiais formados com uma visão equivocada, que acham que a vida deve ser uma gerra, onde predomina a lei do mais forte, e o poder deve ser exercido pela força. Isso faz com que pessoas armadas e sem o devido equilíbrio, circulem pelas ruas, intimidando a sociedade, tanto quanto os marginais.
Agora, observemos o Corpo de Bombeiros, os bombeiros militares, são pessoas respeitadas e acolhidas pela sociedade com carinho e admiração. A que se deve tamanha diferenciação? A forma de treinamento. Enquanto uns são treinados como cães de guerra e soltos nas ruas para atacar, outros são treinados para salvar vidas, proteger, orientar educadamente e zelar pelas pessoas, animais e o patrimônio. Estes são vistos pela sociedade como os verdadeiros heróis. Então, para ser mais objetivo, sugiro que todos os novos policiais, antes de irem para as ruas, servissem no Corpo de Bombeiros e passassem pelo menos 2 anos atuando nas ruas como bombeiros,aprendendo a servir a sociedade, sendo que somente aqueles com melhor desempenho e avaliação psicológica, fossem encaminhados para seleção para trabalharem como policiais. Dessa forma, nos próximos 10 anos, teríamos reciclado todo o contingente policial. Infelizmente não podemos pensar em mandar os policiais atuais, fazerem um "estágio" no Corpo de Bombeiros, visto que estes policiais já carregam problemas comportamentais que acabariam perturbando uma categoria que já funciona bem. Fica a sugestão de um advogado aposentado, que trabalha como psicoterapeuta compreendendo e ajudando pessoas a se tornarem melhores.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
21/03/2017
Ideia proposta por
MOYSES A. - MG

Confirma?