Ideia Legislativa
O essencial na minha ideia é retirar das centrais sindicais o direito de representar os trabalhadores e de receber o imposto sindical
As centrais sindicais são, inquestionavelmente, órgãos político por excelência.logo não podem ser consideradas como integrante da hierarquia sindical.O que praticam não tem nada a ver com o interesse dos trabalhadores, tudo que se vê na rua é manifestação puramente político-ideológica. A Conta Emprego e Salário, do Ministério do Trabalho e Emprego perdeu 10 por cento para as centrais e com essa perda diminuiu a sua atividade de fazer algo para o trabalhador como o seu próprio nome indica. O movimento sindical, hoje, está completamente amortecido em face do desprestígio das federações e confederações que ficam ausentes das discussões que tratem dos interesses dos trabalhadores. Os governos do município, dos estado e da União negociam frequentemente com as centrais sindicais, quando os trabalhadores têm à sua disposição seus órgãos próprios, como as federações e confederações.As centrais sindicais entraram na CLT só para receber uma porcentagem da contribuição sindical,por um capricho do presidente Lula,coincidentemente fundador de uma...Eu diria que o grande problema que seria soçucionado seria o que retirou dos sindicatos o prestígio que tinham antes da lei de 2008.
A Consolidação das Leis do Trabalho, pela sua idade, podem até estar merecendo alterações e estas virão porque o governo anuncia com pompas que vai propor ao Congresso uma reforma trabalhista. Mas, uma coisa da CLT que sempre funcionou bem foi o tripé do sistema sindical brasileiro, ou seja: sindicato, federação e confederação. O embrião dos sindicatos são as associações profissionais.Sou testemunha, como advogado da área, da eficácia da assistência dada por esse tripé sindical aos trabalhadores e empregadores do país. Trabalho relevante de substituição processual, de assistência judicial obrigatória a quem não tem advogado, quando chamado pelos juízes de Direito ou das Varas do Trabalho, vários tipos de colaboração com a justiça porque as associações sindicais obrigatoriamente têm que participar das rescisões contratuais de empregados com mais de hum ano de casa, liberando as Varas do Trabalho desse ritual. colaboração com os poderes da União nas atividades cívicas, enfim, os sindicatos jamais poderiam ser suplantados pelas centrais sindicais, órgão políticos,COM CERTEZA. Sindicatos não saem às ruas pedindo a saída de governantes ou para reforçarem manifestações de cunho político, sem nada a ver com os anseios da classe trabalhadora.Frise-se que a classe trabalhadora, como legítima possuidora de direitos políticos, não aderiu apenas ao partido que tem o seu nome, mas ela está espalhada por muitas outras legendas e a presença de trabalhadores em ato públicos de partidos políticos é perfeitamente defensável desde que fora do seu horário de trabalho, salvo se dispensados pelos empregadores. Enfim,, eu gostaria que qualquer reforma trabalhista que houvesse preservasse por inteiro o que estava na CLT antes da entrada das centrais no rol dos destinatários da contribuição sindical obrigatória.E trago à colação o sistema adotado pela Constituição, que é o confederativo!Não há referência às centrais.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
16/03/2017
Ideia proposta por
MAURICIO D. C. B. - DF

Confirma?