Ideia Legislativa
Proponho que seja reavaliada a questão de pontuação de multas de trânsito. Que os pontos sejam aplicados para multas gravíssimas.
Muitos cidadão de bem e prudentes no trânsito estão tendo que pagar alto valor em multas e ainda tendo que gastar alto valor e tempo para tira nova carteira, sendo que sempre foram prudentes no trânsito, que nunca se acidentou, quando cometem multas que são por algum descuido, sem intenção, por andarem à velocidade pouco mais que 50km/h, ou por causa de esquecimento e falta de costume leva uma multa de rodízio ou por causa de um trânsito que não anda acaba parando um pouco acima da faixa de pedestre. Enfim, um cidadão responsável tem que desembolsar dinheiro com multas leves e ainda ter o transtorno de gastar alto dinheiro com o processo para tirar nova carteira além do tempo que gasta para tirar nova carteira. Já levei multa por andar uns 53km/h indo com meu filho ao pronto socorro e o DETRAN nunca aceita nenhum recurso. É provado que 99,9% dos recursos são rejeitados. Já não é bom pagar o valor da multa e ainda perder a carteira. A carteira deve ser retirada de motoristas irresponsáveis que andam em altas velocidades, que oferecem perigo à sociedade, que dá cavalo-de-pau, que participa de racha, etc.
A solução é que apenas as infrações consideradas muito pesadas sofra a atribuição de pontos na carteira. Multa de velocidade, por exemplo, onde o limite é 50km/h e o motorista passa a 53km/h bastaria o pagamento do valor da multa, mas não atribuir os pontos. Muitas pessoas que dirigem bem estão tendo que tirar nova carteira tendo alto custo de dinheiro e principalmente tempo, além de que isso está virando um negócio que enriquece auto-escolas, sendo que o cidadão é um ótimo motorista. Lugares como São Paulo as multas são tantas que se fossem pagas em cédulas não caberiam dentro do prédio do DETRAN. E são multas de 52km/h. Rodízio por esquecimento, andar em faixas exclusivas quando precisa fazer conversão à direita etc.
14 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
04/03/2017
Ideia proposta por
JOSE L. F. F. - SP

Confirma?