Ideia Legislativa
Banimento total e agrotóxicos cancerigenos no Brasil como o Glifosato(RoundUp.), malathion, acefato, paraquat e o 2,4-D.
Devido ao domínio da Monsanto no ramo de sementes e à força da Bayer no segmento de químicos agrícolas, as empresas poderão vender aos fazendeiros um abrangente conjunto de pesticidas e sementes geneticamente modificadas. Classificado em março de 2015 como "potencialmente" carcinogênico pela Agência Internacional de Pesquisas do Câncer (Iarc, em inglês), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS), o agrotóxico glifosato continua sendo livremente vendido em grande escala no Brasil.De acordo com dados do Mdic, obtidos pela Defensoria Pública de São Paulo a importação de glifosato no Brasil saltou de 44mil toneladas em 2011, para 129mil toneladas em 2015, o que representou um movimento de 491 milhões de dólares. Até agosto de 2016, a importação de glifosato já alcançou 89 mil toneladas. Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O glifosato é o ingrediente ativo do herbicida roundup, patenteado pela Monsanto/1974. O agrotóxico está ligado ao surgimento de linfomas não-hodgkins, que incluem mais de 20 tipos diferentes de tumores.Os dados assustam, nas cidades onde se usa pesticidas a prevalência média de óbito de câncer de cérebro é 18%, 300% acima da média.
"O primeiro passo seria proibir princípios ativos já banidos, como o paraquat, e restringir a utilização de alguns agrotóxicos, como o glifosato, que já tem restrição de uso na Itália e na Califórnia, além de ser seriamente combatido pela comunidade acadêmica. Mas o ideal seria a mudança da matriz produtiva do país, mas isso não se faz a curto e médio prazo" (Defensor público Marcelo Novaes). Outra medida seria a conscientização das populações atingidas sobre o uso desses agrotóxicos e sua pontencialidade cancerigêna. Pois a maioria nem sabe do poder destrutivo desses venenos. Incentivo à produção de alimentos orgânicos, assim o preço desses produtus seriam mais acessiveis devido o aumento das vendas.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
03/03/2017
Ideia proposta por
MARILENE D. C. F. D. S. - BA

Confirma?