Ideia Legislativa
Efetivamente fazer o estudante do ensino médio público LER, INTERPRETAR, ESCREVER proficientemente e CONHECER A LITERATURA DA LÍNGUA MÃE.
O problema a ser solucionado, ou ao menos atenuado, será O FATO da grande maioria dos estudantes do ensino médio da educação pública NÃO SABER, satisfatoriamente, LER e INTERPRETAR os mais variados gêneros textuais, ESCREVER textos coesos e coerentes(a exemplo os dissertativos/argumentativos) e NÃO CONHECER a LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA(fases,autores e obras). Evidencia-se que há uma sobrecarga na matéria de Língua Portuguesa, que tem de englobar 2 outras matérias compreendidas individuais nos exames externos e de larga escala por REDAÇÃO e LITERATURA. O Professor de Língua Portuguesa não consegue humanamente dar conta de ensinar o enorme volume de conhecimento/informações que cada uma delas abarca. Ocasionando, portanto, o descarte do ensino de uma ou outra, muitas vezes de duas delas, pois a carga hora/aula é insuficiente, o número de alunos por turma é alto, o baixo aprendizado, nas séries anteriores, é barreira quase intransponível. Somados a isso ainda há a "preferência e segurança de conhecimento" do professor em uma/duas das três, o que pode estar atrelado a inúmeros fatores, a exemplo, a enorme carga de trabalho extra que lhe gera o ensino das três matérias.
No Ensino Médio Público Brasileiro, ensinar Português é função de um único Professor, que em geral, numa jornada de 40h, tem 8 turmas e 4 tempos de aula para cada turma. Todavia, essa matéria agrega duas outras compreendidas, pelos exames externos e de larga escala, por Redação e Literatura. Tais exames atestam anualmente o insucesso da maioria dos estudantes brasileiros em todas elas. É de conhecimento público o alto índice de reprovação nas Redações, a enorme dificuldade em LER e extrair dos textos sentidos,opiniões,fatos,discursos etc. Bem como o quase desconhecimento da história e produção Literária Canônica da Língua Materna. Uma forma de tentar atenuar tal déficit de aprendizado em Português, Redação e Literatura é a escola pública brasileira reorganizar o ensino dessas matérias. Da forma como tem sido, é notório que um único professor ensinando concomitante as três não tem tido, por mais competência e boa vontade que possua, êxito em consolidar nos jovens habilidades e competências inerentes as três matérias, uma vez que o volume de informações e conhecimentos específicos de cada uma é muito amplo para os poucos tempos de aula em turmas superlotadas, o que ocasiona ambientes inapropriados para o processo de ensino/aprendizagem, bem como excessiva carga de trabalho extra classe, sobretudo em correção de Redações. Fatores como esses acabam fazendo com que não se seja trabalhado, na íntegra e totalidade, o conteúdo programático de cada uma delas, tão pouco sejam suficientemente exercitados os que são aplicados. Em face disso, faz-se necessário que neste novo projeto de Ensino Médio desmembre-se o ensino de Português para o ensino individual de Redação, de Literatura e de Gramática da Língua Portuguesa, existindo, para isso, professor e tempos de aulas exclusivos e independentes para cada uma delas, para, assim, ser possível que os estudantes, na etapa Ensino Médio Público, tenham um efetivo e satisfatório aprendizado da Leitura, da Escrita e da Literatura.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

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Data limite para receber 20.000 apoios
28/02/2017
Ideia proposta por
ANA M. M. - AM

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