Ideia Legislativa
Produtos eletrônicos (exigimos certificação de eficiência no funcionamento de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos).
Pelo fato de não haver leis de direito do consumidor que obrigue as indústrias de eletrônicos e eletrodomésticos a certificarem a eficiência do funcionamento de seus produtos, faz com que muitas empresas utilizem do processo de obsolescência programada, fazendo com que o consumidor seja forçado a comprar outro produto novo. Na maioria das vezes o consumidor se vê na dificuldade de consertar seus equipamentos, 1 porque faltam peças no mercado e 2 porque o conserto quase em 100% dos casos fica caríssimo.
Queremos que seja criada uma lei que obrigue todas as industrias de eletrônicos e eletrodomésticos a certificarem seus produtos para funcionamento. Que não seja permitido certificar produtos para um período de validade de uso, pois produtos eletrônicos e eletrodomésticos são bens de uso que deveriam ser duráveis e fazem parte do patrimônio do consumidor. Os fabricantes deverão ser obrigados a fabricarem seus produtos com resistência para funcionamento sem prazo para fim. A garantia de fábrica deverá ser aumentada para 5 anos. Existem casos de TVs e aparelhos de áudio antigos que funcionam a muito tempo, isso porque na época os mesmos eram fabricados com eficiência e sem o uso da obsolescência, por isso exigimos que todos os produtos atuais também sejam fieis e duráveis.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
24/11/2016
Ideia proposta por
LEONARDO L. - SP

Confirma?